Facchini

Randon New R

Brasil possui estoque de óleo diesel para apenas 38 dias

IVECO/Divulgação

Informação foi confirmada pelo próprio Ministério de Minas e Energia (MME); risco de falta de óleo diesel no país foi comunicado pela Petrobras na última semana

Google News
Além da disparada dos preços dos combustíveis, o transporte rodoviário de cargas brasileiro agora também tem que se preocupar com um novo desafio, o elevado risco de falta de óleo diesel S10 no país. A eminente possibilidade de desabastecimento foi confirmada pela própria Petrobras, por meio de uma carta enviada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias —apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022. Adicionalmente, há também grandes incertezas quanto aos níveis das cotações internacionais do produto nessa conjuntura de escassez”, explica José Mauro Coelho, presidente da Petrobras.


Por meio de nota divulgada na última sexta-feira, 27 de maio, o Ministério de Minas e Energia (MME) se manifestou e esclareceu que está atento ao abastecimento nacional de combustíveis desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia. Segundo a pasta, os estoques de óleo diesel S10 somados com a produção nacional garantem o suprimento do mercado nacional por 38 dias.

Em outras palavras, se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o país por 38 dias. Além disso, desde o início da intensificação do monitoramento do abastecimento pelo Governo Federal, a autonomia de óleo diesel aumentou de 30 para 38 dias em termos de dias de importação (aumento de 26,7%)”, destaca a nota.


Ainda segundo o Ministério, também foram adotadas “medidas imediatas para  intensificar o monitoramento da logística e oferta de “petróleo, gás natural e seus derivados, nos mercados doméstico e internacional”, como por exemplo, a criação de m Comitê Setorial de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis.

O Ministério de Minas e Energia segue atento aos movimentos do mercado doméstico e internacional, mantendo o monitoramento de forma intensa e constante para adotar medidas tempestivas em conjunto com os demais órgãos governamentais nas esferas das suas respectivas competências, conforme a evolução do cenário”, finaliza a nota.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA