Facchini

Randon New R

Alta da taxa de juros impulsiona venda de caminhões por meio de consórcio

Brasdiesel/Divulgação

Somente nos dois primeiros meses de 2022, mais de 6 mil caminhões foram vendidos em todo o Brasil através da modalidade de crédito

Google News
As frequentes altas da Taxa Selic, popularmente conhecida como Taxa de Juros, vem tornando o financiamento uma opção menos atrativa para a aquisição de caminhões no Brasil, especialmente após o último aumento para 12,75%, promovido pelo Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central. Entretanto, na contramão deste cenário, o consórcio, modalidade em que não há cobrança de juros, vem se tornando uma opção cada vez mais atrativa para transportadores que precisam renovar ou aumentar a frota de caminhões, em meio a várias categorias de crédito que sofrem o impacto dos ajustes.

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), a modalidade vem atraindo a atenção do consumidor e a percepção das vantagens, se traduzindo em vendas. De acordo com o balanço oficial da entidade, somente no primeiro bimestre de 2022, as vendas de novas cotas na categoria de pesados, que inclui os caminhões, cresceram mais de 89% em relação ao mesmo período de 2021. Ainda segundo a associação, um a cada três caminhões negociados no mercado brasileiro, em janeiro, foi adquirido por meio de consórcio.


Os números da ABAC também revelam que em janeiro e fevereiro deste ano, foram 6,78 mil contemplações somente no segmento de caminhões, número que corresponde a 41,1% do total de caminhões comercializados em todo o país nos dois primeiros meses do ano, 16,48 mil exemplares vendidos, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

“Quem está pensando em adquirir um caminhão precisa levar e consideração as vantagens de um consórcio, que não é afetado diretamente pela Selic. Opções como financiamentos ou empréstimos bancários são consideradas alternativas inviáveis devido às altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. No caso específico do UP Consórcios, somos o único do mercado a oferecer taxa zero até a contemplação, isenção total de juros, taxa de adesão e fundo reversa, além da recompra garantida da cota”, destaca Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon. “Além disso, os trâmites para financiamento de caminhão são complexos, enquanto o consórcio oferece recursos de forma mais acessível. Outra vantagem é que a carta de crédito proporciona um bom poder de barganha ao consorciado, isso porque ele poderá comprar o veículo à vista e negociar um bom desconto com o vendedor”, completa a executiva.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA