DAF Caminhões
Facchini

DAF Caminhões

CONTRAN confirma não obrigatoriedade do uso de faixas ouro em caminhões

Segundo redação da Resolução nº 944, utilização de dispositivos auxiliares de identificação veicular em caminhões é opcional

Google News
Por meio da Resolução nº 944, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 1º de abril, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) reafirmou novamente a não obrigatoriedade da utilização de dispositivos auxiliares de identificação veicular em caminhões. O documento faz parte de um amplo pacote de 49 Resoluções publicadas pelo órgão na ocasião.

Popularmente conhecidos como faixa ouro e/ou terceira placa, os dispositivos auxiliares de identificação veicular foram centro de inúmeras discussões e polêmicas entre os anos de 2010 e 2016, especialmente devido a uma série de incertezas e idas e vindas sobre a obrigatoriedade ou não do uso, geradas por quatro diferentes Resoluções que abordavam o tema.


Agora, o Art. 2º da Resolução nº 944 reafirma de vez a não obrigatoriedade através da seguinte redação: "Faculta-se o uso do sistema auxiliar de identificação veicular para veículos automotores de carga, reboques e semirreboques com Peso Bruto Total (PBT) superior à 4.536 kg, conforme as disposições constantes do Anexo desta Resolução". Portanto, entende-se que a utilização dos dispositivos é opcional.

O documento também revoga todas as Resoluções publicadas anteriormente pelo próprio CONTRAN e que geraram inúmeras incertezas sobre o tema, sendo, nº 370, de 10 de dezembro de 2010; nº 387, de 21 de junho de 2011; nº 575, de 16 de dezembro de 2015; e nº 616, de 6 de setembro de 2016.

Confira na íntegra a Resolução nº 944: CLIQUE AQUI


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA