Facchini

Caterpillar ultrapassa marca de 500 caminhões autônomos em operação no mundo

Caterpillar/Divulgação

Gigantes 100% autônomos já estão presentes em minas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana em três continentes

Google News
Referência mundial na produção e comercialização de equipamentos de construção e mineração, a Caterpillar inicia 2022 celebrando a superação de uma expressiva e importante marca, mais de 500 caminhões autônomos em operação no mundo.

A Caterpillar vem investindo no desenvolvimento de equipamentos autônomos há pouco mais de duas décadas. Em 1944 e 1995, a fabricante colocou em operação os dois primeiros protótipos de caminhões de mineração autônomos Cat 777C em uma pedreira de calcário no Texas, onde transportaram com sucesso mais de 5.000 cargas de produção em um percurso de 2,6 milhas. Já em 1996, os convidados da MINExpo testemunharam uma demonstração de autonomia ao vivo via satélite do Centro de Demonstração e Aprendizagem de Tinaja Hills. 

Agora com mais de 500 caminhões em operação, a Caterpillar conta hoje com a maior frota autônoma do mundo, consagrando-se líder em automação. Segundo a empresa, as equipes de engenharia olham para o futuro ao desenvolver tecnologia e firmam importantes parcerias com clientes para garantir que os produtos e serviços sejam adaptados para atingir as metas de negócios específicas e atender às necessidades mais urgentes do setor. 


“Parabéns à equipe Caterpillar e aos nossos clientes por alcançarem este marco impressionante. Ter 500 caminhões autônomos em operação em todo o mundo é uma evidência tangível de nossa capacidade de inovar e uma indicação clara do compromisso da Caterpillar com o futuro da mineração.” disse Denise Johnson, presidente do Grupo Caterpillar Resource Industries.

Atualmente os caminhões Caterpillar estão presentes em minas autônomas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana em três continentes. Até o final de 2021, clientes que contam com a tecnologia Cat Command transportaram com segurança mais de 4 bilhões de toneladas e percorreram mais de 145 milhões de quilômetros de forma 100% autônoma.

Segundo a Caterpillar, a crescente demanda por caminhões autônomos é justificada pela maior segurança e desempenho operacional, até 30% a mais quando comparados com os modelos tradicionais que precisam de motoristas. "Ao alavancar nossa profunda experiência, estamos abrindo novos caminhos em equipamentos autônomos para mineração, pedreiras/agregados e indústrias de construção e além", afirma a empresa.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA