Scania abre inscrições para competição de profissionais de serviços

Scania/Divulgação

Ação exclusiva para a rede de concessionárias da marca é realizada globalmente para promover a competência técnica; final nacional será em junho

Google News
A edição 2022/2023 do torneio global Scania Top Team está com as inscrições abertas. Apenas para colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, o evento tem por objetivos o desenvolvimento, a  capacitação, a valorização e o reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. As Casas Scania podem inscrever quantas equipes quiserem até o dia 11 de abril de 2022. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) darão o suporte necessário para a realização das fases.  

Cada time deverá ter de três a cinco componentes – serão aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).   

“A edição 2022/2023 será especial pois vamos comemorar 65 anos de Brasil, em julho. O Top Team é uma competição muito saudável entre as equipes técnicas de todo o Brasil. Não foi possível realizar o evento presencial em 2020/2021 em razão da pandemia. Será uma grande festa de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento do nosso competente corpo técnico da rede”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Vamos avaliar a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em grupo. A competição reproduz em um ambiente de laboratório as condições que são fundamentais para a sustentabilidade do negócio Scania no dia a dia. Ou seja, nada foge da realidade diária. O cliente deseja que seu veículo chegue na concessária e seja atendido de forma precisa, com o diagnóstico certo e numa solução ágil para que ele volte à operação o mais rápido possível entregando disponibilidade e rentabilidade.”  


A competição é dividida em cinco etapas, sendo as duas iniciais virtuais. A primeira é o período de inscrições. A segunda será o processo seletivo por meio das provas teóricas. Serão dois momentos, de 18 a 26 de abril e de 27 de abril a 3 de maio, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas.  

Em razão da diminuição das restrições sanitárias da pandemia da Covid-19 será possível organizar as três últimas fases de forma presencial. A terceira etapa será a final nacional, dia 11 de junho, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Para esta disputa estarão classificadas as 10 melhores equipes, independentemente de serem ou não da mesma concessionária, do ranking geral das provas teóricas. Os critérios de desempate serão maior nota, data de entrega das respostas e rapidez no preenchimento.  

A quarta etapa será a final regional, no dia 12 de novembro, que será relizada na Argentina. A equipe brasileira vencedora da final nacional estará apta a disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, que será a final mundial, na Suécia, em maio de 2023. Em 2018, o troféu mundial foi disputado por Argentina, Áustria, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Suiça e Taiwan. A grande vencedora foi a Nova Zelândia.  


“O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição e um programa de sucesso nos países onde a Scania atua. Trata-se de uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, buscando novos aprendizados e mostrando o quanto conhecem o produto Scania. Dessa forma, eles se tornarão ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes e reciclar seus estudos. Estamos muito felizes que o Top Team está de volta”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania no Brasil, que engloba a Scania Academy.  

O ano de 2022 será muito especial para a área de Serviços, pois espera-se um ano recorde no país. Em relação à rede de concessionárias, haverá uma expansão com a abertura de 15 pontos de atendimento, sendo oito de Serviços Dedicados – com estrutura Scania dentro da instalação do cliente. Em 2021, foram dez novos e sete em 2020. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, Serviços Dedicados e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.  


Histórico
O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012-2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR. Nas últimas edições (2014-2015) e (2017-2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul. Em 2021, em razão da pandemia não foi realizado o torneio presencial. Por isso, foi criado o Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% de todas as sugestões enviadas em todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global.

FONTE: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários