Facchini

Randon New R

BYD supera marca de 70.000 ônibus 100% elétricos entregues em todo o mundo

BYD/Divulgação

Juntos, todos os exemplares já deixaram de emitir 3,8 milhões de toneladas de CO2, contribuindo de maneira significativa para o alcance das metas globais de redução de emissões

Google News
Há pouco mais de uma década, a BYD realizava a entrega da primeira frota de ônibus elétricos para operação comercial, reafirmando assim a visão da eletrificação como uma importante solução para redução da poluição ambiental. De lá pra cá, através do pioneirismo em tecnologia de baterias, a empresa passou a inovar o setor em escala global, conquistando a posição de líder mundial na fabricação de ônibus elétricos.

Agora em 2022, a BYD celebra a conquista de um marco histórico, a produção e entrega de mais de 70.000 ônibus 100% elétricos a clientes em todo o mundo, incluindo os principais operadores e autoridades de transporte público internacional.

Somente na Europa, a BYD já entregou mais de 1800 ônibus elétricos, que operam em mais de 100 grandes cidades europeias em 20 países, comprovando a viabilidade em diferentes condições climáticas e operacionais. Em conjunto, os exemplares já percorreram mais de 140 milhões de quilômetros, o equivalente a uma redução de 150.000 toneladas de emissões de CO2.

Já em escala global, os 70.000 ônibus elétricos BYD já percorreram 5,5 bilhões de quilômetros, reduzindo as emissões de CO2 em 3,8 milhões de toneladas.


América Latina
De acordo com os números oficiais da Ebus Radar, a América Latina contava com 1.582 ônibus elétricos à bateria em operação até outubro de 2021, sendo 1.114 unidades (70% do total) da BYD. As maiores operações hoje na América Latina se encontram no Chile e Colômbia, onde os governos nacionais criaram políticas de incentivo ao transporte público e a mobilidade elétrica, mas o Brasil, com o maior mercado de ônibus da América Latina deve crescer nos próximos anos.

A América Latina foi o berço dos sistemas de corredores de ônibus exclusivos (BRT -- Bus Rapid Transit), com Curitiba e Bogotá, e hoje esses sistemas se encontram em mais de 180 pelo mundo, segundo dados da BRTData﹒ “E mais uma vez, as cidades latino americanas, como Santiago e Bogotá, mostraram ao mundo as sinergia e complementariedade dos sistemas BRT com a Eletromobilidade” afirma Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil.

“A cidade de São José dos Campos deve ser a primeira cidade com um grande sistema exclusivo de ônibus a operar com uma frota de ônibus elétricos articulados no Brasil, ainda em 2022, o que deve mostrar ao país que é possível qualificar o transporte público com estabilização de custos e uso de energia limpa renovável” complementa Adalberto Maluf, que também é presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

São José dos Campos foi uma das primeiras cidades do Brasil a separar a compra do ônibus da operação de passageiros, um modelo defendido por organizações internacionais como o Banco Mundial e o Banco InterAmericano, e de licitar a contratação de uma usina solar fotovoltaica para abastecer os ônibus elétricos e também reduzir o consumo dos prédios públicos.


Ampliação de fábrica na Hungria
BYD/Divulgação
Mantendo o princípio de "Made in Europe for Europe" (‘‘Feito na Europa para a Europa’’), a BYD segue investindo na expansão contínua da fábrica de ônibus elétricos localizada na Hungria. A mais recente expansão ampliou a capacidade de produção para 400 unidades em um único turno, atendendo à crescente demanda da Europa. Atualmente a planta é responsável pela produção da linha completa de ônibus elétricos BYD, desde o midi bus de 8,7 m até o modelo articulado de 18 m, assim como os chassis elétricos de um e dois andares destinados ao mercado britânico.

As inovações tecnológicas da BYD têm sido fundamentais para suas realizações e reconhecimento globais, estabelecidas com base em 26 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de baterias. A BYD identificou os benefícios de possuir uma cadeia de fornecimento completa para oferecer aos clientes uma solução total. É a primeiro e única fabricante de ônibus elétricos a produzir seu próprio sistema de transmissão de energia, bateria, motores e sistema de controle de motores, o que é benéfico para uma maior eficiência operacional e confiabilidade.


Jornada permanente em prol do planeta
A jornada elétrica da BYD vai além da produção e comercialização de ônibus. A fabricante também é líder mundial de veículos elétricos, como caminhões, vans e carros. Somente em 2021, a empresa foi responsável pela entrega de mais de 600.000 veículos eletrificados em todo o mundo. Desde o ingresso no setor de eletromobilidade, a BYD já entregou mais de 1,5 milhões de veículos eletrificados até dezembro de 2021, reduzindo mais de 9,3 milhões de toneladas de emissões de CO2, quantia equivalente ao plantio de mais de 781 milhões de árvores.

Isbrand Ho, Gerente Geral do Centro de Negócios de Veículos Comerciais da BYD Europa, disse: "A BYD lançou sua estratégia para a eletrificação do transporte público em 2010, percebendo a necessidade de mudança na forma como o mundo dependia tanto dos combustíveis fósseis para todos os meios de transporte. Em 12 meses, a BYD testemunhou sua primeira frota de ônibus 100% elétricos implantados em serviço comercial, e estamos orgulhosos do progresso que a BYD fez durante a última década. No centro disto, tem estado nossa pesquisa e desenvolvimento contínuos em tecnologias eletrônicas e de baterias de última geração, o que tem sido fundamental para compartilharmos nosso conhecimento e nos engajarmos em muitas parcerias de sucesso em todo o mundo. A BYD está comprometida em fornecer soluções limpas e seguras, que sejam eficientes para os operadores e gentis para o meio ambiente, enquanto apoia seus clientes durante sua transição para a eletrificação, à medida que seguem suas estratégias de emissão zero".

A BYD está apoiando ativamente a iniciativa global 'Cool the Earth by 1oC' (‘Esfriar a Terra em 1oC') e por meio deste compromisso, e de seu status como líder mundial na fabricação de veículos elétricos, está pronta para evoluir ainda mais com outras soluções inovadoras para 2022 e além.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA