Facchini

Novo BRT de Goiânia contará com Mercedes-Benz O 500 Super Padron

Mercedes-Benz/Divulgação

Primeiras seis unidades do novo ônibus urbano da marca já estão nas garagens das empresas Rápido Araguaia e Viação Reunidas

Google News
O novo BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, na região Centro-Oeste, contará em breve com o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, o Mercedes-Benz O 500 R Super Padron 1830. Em fase final de construção, as vias segregadas e estruturadas do sistema de transporte coletivo urbano local, contarão inicialmente com seis unidades do Super Padron com carroceria Caio Millenium para 48 passageiros sentados e 54 em pé.

Comercializados pela Tecar Diesel, concessionário Mercedes-Benz da cidade de Aparecida de Goiânia, os ônibus já estão prontos e disponíveis nas garagens das operadoras: três na Rápido Araguaia e três na Viação Reunidas.


A escolha pelo O 500 Super Padron aconteceu logo após um período de testes com uma unidade de demonstração fornecida pela Mercedes-Benz ao SET (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia). Durante a fase experimental, os motoristas puderam experimentar aspectos como dirigibilidade, manobras e ergonomia no posto de comando.

“O Super Padron da Mercedes-Benz mostrava-se como solução ideal para nosso BRT Norte-Sul e isso foi comprovado com o test-drive”, afirma Adriano Oliveira, presidente do SET. “Constatamos os benefícios da suspensão pneumática, que traz ganhos de conforto para os passageiros, assim como o ar-condicionado a bordo, solução inédita em toda a Região Metropolitana. Os motoristas aprovaram e ficaram muito satisfeitos com a comodidade do câmbio automático, além da suspensão a ar”.

Segundo Adriano, na escolha do O 500 Super Padron para o BRT, também foram levados em conta fatores como o preço do veículo e projeções de baixo consumo de combustível, assim como o reduzido custo de manutenção. “Fazendo essa análise, decidimos então pelo modelo Mercedes-Benz. Agora, a nossa expectativa é chegar a 36 ônibus para o nosso novo sistema de transporte coletivo urbano”, ressalta o executivo.


“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a escolha do nosso novíssimo O 500 Super Padron para o BRT de Goiânia, a maior obra de mobilidade da Região Metropolitana, que busca oferecer melhoria no transporte e na qualidade de vida para a população, o que é oferecido pelos modernos produtos da nossa marca”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossos ônibus com suspensão pneumática e vários itens de segurança se destacam pelo alto padrão de conforto e proteção para os passageiros e os motoristas, além dos motores compatíveis com o meio ambiente e a qualidade do ar”.

O novo BRT Norte-Sul terá 22 km de extensão, indo, inicialmente do Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória. Já na próxima etapa do projeto, o percurso chegará até o Terminal Cruzeiro do Sul, no limite de Aparecida de Goiânia. O moderno sistema de transporte coletivo urbano se caracteriza por semáforos inteligentes que agilizam o tráfego, bilhetagem eletrônica, corredores exclusivos e total acessibilidade.

Com duas portas à esquerda, e piso na altura das plataformas elevadas de embarque e desembarque do BRT local, o O piso do Super Padron, com duas portas à esquerda, é da altura das plataformas elevadas de embarque e desembarque do BRT local, o que agiliza o sistema e garante acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção agiliza o sistema e garante acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Mercedes-Benz/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA