Facchini

Randon New R

Falta de motoristas nos Estados Unidos chega a 80.000

MACK/Divulgação

Crescente falta de caminhoneiros nos Estados Unidos é confirmada pelo mais recente levantamento da American Trucking Associations (ATA); número pode chegar a 160.000 até 2030

Desafio cada vez mais recorrente no transporte rodoviário de cargas ao redor do mundo, a crescente falta de motoristas também segue atingindo números recordes nos Estados Unidos. É o que aponta o levantamento mais recente da American Trucking Associations (ATA), divulgado durante a Conferência e Exposição de Gerenciamento anual da ATA, em Nashville.

Segundo os números da entidade, neste ano, o transporte rodoviário norte-americano enfrenta uma escassez de 80.000 profissionais. Já em relação ao futuro, as previsões também não otimistas. De acordo com a ATA, se nada for feito, até 2030 o déficit profissional deverá dobrar, atingindo um número de 160.000 postos de trabalho em aberto nos Estados Unidos. 
American Trucking Associations/Divulgação 

“Desde a última vez em que divulgamos uma estimativa da escassez, tem havido uma enorme pressão sobre o grupo de motoristas”, disse Bob Costello, economista-chefe da American Trucking Associations. “O aumento da demanda por frete, desafios relacionados à pandemia de aposentadorias precoces, escolas de direção e DMVs fechadas e outras pressões estão realmente aumentando a demanda por unidades e, consequentemente, a escassez.

“Desde a última vez em que divulgamos uma estimativa da escassez, tem havido uma enorme pressão sobre o grupo de motoristas”, disse Costello. “O aumento da demanda por frete, desafios relacionados à pandemia de aposentadorias precoces, escolas de direção e DMVs fechadas e outras pressões estão realmente aumentando a demanda por caminhões e, consequentemente, a escassez." destacou Costello.


“Algo a se notar sobre a escassez é que antes da pandemia, estávamos adicionando motivadores à indústria - embora tivéssemos uma escassez, mais pessoas estavam entrando na indústria. O problema é que os novos participantes do setor não acompanharam a demanda por produtos ”, completou o executivo.

O mais recente estudo realizado pela ATA também elencou os principais causadores da crescente falta de caminhoneiros nos Estados Unidos. Destaque para o crescente envelhecimento e consequentemente aposentadoria dos atuais profissionais, elevado número de profissionais sendo reprovados em exames toxicológicos devido a legalização das drogas em diversos estados, idade mínima elevada para ingressar na profissão, longos períodos fora de casa acompanhados de jornadas de trabalho extensas e problemas de infraestrutura insuficientes para atender os profissionais nas estradas, dentre outros fatores.

“Como há uma série de fatores que impulsionam a escassez, temos que adotar uma série de abordagens diferentes”, disse Costello. “O setor está aumentando os salários em cinco vezes a média histórica, mas não se trata apenas de uma questão salarial. Temos uma força de trabalho envelhecida, uma força de trabalho predominantemente masculina, e encontrar maneiras de resolver esses problemas é a chave para reduzir a escassez, conclui. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA