Facchini

Randon New R

Scania apresenta sistema de câmeras que substitui espelhos retrovisores

Scania/Divulgação

Batizado de Mirror View Camera Scania e composto por telas de 12,3 polegadas, nova tecnologia pode ser incorporada nos caminhões zero km e em modelos NTG que já se encontram em circulação

Atenta às tendências e tecnologias que estão conquistando o transporte rodoviário de cargas ao redor do mundo, a Scania apresentou nesta quinta-feira, 11 de novembro, um amplo pacote de novidades, considerado até então, o maior lançamento da marca desde a nova geração de caminhões em 2016. Além da reformulação da gama de motores, destaca-se um inédito sistema de câmeras que substitui os tradicionais espelhos retrovisores. 

Batizada de Scania Mirror View Camera (SMVC), a tecnologia estreia no mercado europeu com a promessa de elevar a um novo patamar os níveis de interação homem-máquina, além de proporcionar uma direção ainda mais segura.

“Tínhamos uma clara ambição de trazer algo de novo à nossa oferta quando desenvolvemos o nosso Scania Mirror View Camera System", destaca Peter Hellberg, Gestor de Produto da Scania Accessories. “Ao colocar a câmera na porta, imediatamente abaixo da janela lateral, a ligação entre o que a câmera capta e o que o condutor irá visualizar na tela torna-se natural e instintiva, quando comparada com o fato de ter a câmera posicionada em outro local da cabine.”


Segundo a Scania, além de facilitar a dirigibilidade e manobrabilidade em locais apertados e em áreas urbanas de grande circulação, o inédito SMVC aprimora de forma considerável o campo visual do motorista, especialmente ao redor das colunas A. Já as imagens captadas pelas câmeras externas serão transmitidas em duas telas de 12,3 polegadas, posicionadas na parte interna da cabine. 

“O modelo único do nosso sistema de câmeras garante que o condutor sempre verá o fim do veículo nas telas” afirmou Hellberg. “Também é fácil adaptar o sistema de câmeras às diferentes combinações de veículos. E sem os espelhos tradicionais, o campo de visão ao lado dos pilares A aumenta claramente.” 


A nova tecnologia também se destaca ao anoitecer e em períodos noturnos. Nestes momentos o Mirror View adapta automaticamente as linhas e suaviza o brilho das telas, evitando assim prejuízos na visão do condutor. 

Os atributos da nova tecnologia não param por aí. Características aerodinâmicas também foram exaustivamente testadas e incorporadas ao sistema de câmeras, afim de mitigar a resistência ao ar. Destaca-se ainda a superfície com aspecto dobrável que evita o gotejamento em períodos de chuva e um moderno sistema de aquecimento das lentes, ideal para situações de nevoeiro, neve e geadas. 

“Por utilizamos o mesmo ponto de fixação inferior dos espelhos tradicionais, o SMVC pode ser instalado na maioria dos caminhões NTG”, afirmou Hellberg. “Em suma, esta solução traz agrega valor ao cliente, segurança e sensação de qualidade, independentemente de ser encomendada para um caminhão novo ou de ser adaptada a um modelo já existente.”

Scania/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA