Facchini

PRF e Arteris flagram mais de 14.000 quilos de excesso de peso na BR-280/SC

PRF/Divulgação

Quantia expressiva foi encontrada dividida em seis caminhões durante fiscalização focada no combate ao excesso de peso na região de Rio Negrinho (SC)

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Arteris Planalto Sul, realizaram na última terça-feira, 17 de novembro, uma fiscalização conjunta com o objetivo de combater o excesso de peso em veículos de carga na BR-280 (SC).

De acordo com o balanço oficial da corporação, durante a fiscalização na região do município de Rio Negrinho (SC), seis caminhões foram flagrados transportando cargas acima do permitido, totalizando 14.329 quilos de excesso de peso. 

Diante dos fatos, todos os veículos foram devidamente autuados e retidos até a conclusão do transbordo da carga excedente.

Ainda segundo a PRF, somente em 2021, os policias já flagraram ao todo 2,8 milhões de quilos de peso excedente nas rodovias federais que cortam o estado de Santa Catarina.


Excesso de carga
Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA