Facchini

Mercedes-Benz celebra 25 anos de história e sucesso da linha Actros

Mercedes-Benz/Divulgação

Cinco gerações, quatro séries especiais e referência mundial em recursos de segurança, consumo de combustível, tecnologia e conforto, esses são alguns fatos que marcaram os primeiros 25 anos de história da linha Actros

Há 25 anos, a Mercedes-Benz iniciava uma nova trajetória pautada pela eficiência de combustível, disponibilidade de veículos, conforto e segurança para o motorista com a apresentação do então inédito Actros, extrapesado desenvolvido para operações de longas distâncias.

Revelada ao mercado europeu em 1996, a primeira geração da linha Mercedes-Benz Actros também marcou as comemorações de 100 anos do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896.

"Há um quarto de século, o Actros é o carro-chefe do nosso portfólio de produtos", disse Andreas von Wallfeld, chefe de marketing, vendas e serviços da Mercedes-Benz Trucks.


Desde a primeira apresentação em 1996, cada geração da linha Actros se posicionou na vanguarda em termos de segurança, consumo de combustível, tecnologia e conforto. O Actros 1 se destacou pela presença de sistema de frenagem eletrônico (EBS) totalmente automatizado, cabine megaspace e piso plano. Já o Actros 2 trouxe como diferenciais o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist, o Lanekeeping Assist e a transmissão Powershift. A terceira geração do extrapesado (Actros 3) marcou a estreia de novas tecnologias como sensor de luz e chuva, sistema Active Brake Assist e transmissão Powershift atualizada. Anos mais tarde, o Actros 4 estabeleceu novos padrões de emissões e tecnologia com a introdução de uma nova geração de motores com especificação Euro VI, sistema de GPS integrado ao controle de cruzeiro (Predictive Powertrain Control) e uma transmissão Powershift ainda mais moderna.

Já em 2018, o mercado europeu conheceu a quinta e atual geração da consagrada linha Mercedes-Benz Actros que trouxe como principais novidades, Active Drive Assist (ADA), Active Brake Assist 5, Cockpit multimídia e o inédito Mirrorcam, um sistema de câmeras que substitui por completo os tradicionais espelhos retrovisores. Agora em 2021, a quinta geração do extrapesado recebeu ainda mais novidades, como por exemplo, o Active Drive Assist 2 (ADA 2), Active Sideguard Assist, novo acabamento interno que prioriza a redução de ruídos e faróis em LED como opcional.

Séries especiais
Os primeiros 25 anos de história e sucesso da linha Mercedes-Benz Actros também foram marcados por importantes séries especiais que conquistaram transportadores e motoristas no velho continente. São elas, Actros Black Liner e White Liner, Edition 1 e mais recentemente Edition 2.


eActros: O futuro da linha
E ao contrário do que se imagina, a linha Mercedes-Benz Actros ainda promete inovar e surpreender cada vez mais, especialmente em relação ao futuro. Prova disso é a apresentação do eActros, primeiro caminhão elétrico de produção em série desenvolvido especialmente para operações de transporte e distribuição pesada.

Revelado em junho deste ano e com produção iniciada no mês passado, outubro, o eActros é ofertado em versões com três ou quatro baterias, cada uma com uma capacidade de cerca de 105 kWh, contando assim com uma capacidade máxima de até 420 kWh, que garante uma autonomia de até 400 quilômetros.

Mercedes-Benz Actros no Brasil
No Brasil, os caminhões Mercedes-Benz Actros estrearam em 2010. Três anos antes, a família Actros já estava presente no País com o modelo 4844 8x4 para operações off-road. Já em 2019, o mercado brasileiro passou a contar com um novo capítulo da história da linha extrapesada, naquele ano foi apresentado o Novo Actros, exemplar que elevou os padrões de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez no segmento.

“A chegada do Novo Actros no Brasil revolucionou o mercado. Trouxemos para os nossos clientes o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão”. 

O Novo Actros trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos.

“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias”.

O Novo Actros também se consagrou como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, graças ao o MirrorCam, um sistema de câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.

Actros em números no Brasil
· Mais de 24 mil Actros emplacados na história do extrapesado no País;

· E mais de 4,9 mil Novo Actros, sendo 4.262 somente neste ano, até outubro;

· O modelo mais buscado pelos brasileiros é o consagrado 2651 6x4;

· Mais de 11 mil Actros 2651 emplacados e mais de 2,8 mil Novo Actros 2651;

· Hoje, o Novo Actros pode ser encontrado em sua maioria no Sudeste e no Sul do País;

· São mais de 2,1 mil Novo Actros no Sudeste e mais de 1,2 mil no Sul.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA