Facchini

Volvo inicia produção em série da nova geração de caminhões FH, FM e FMX no Brasil

Volvo/Divulgação

Avanços na digitalização dos processos produtivos, robótica avançada, uso intenso de tecnologias de dados, além de simulação e realidade virtual, marcam o início da produção da nova linha de caminhões F

A Volvo iniciou nesta segunda-feira, 25 de outubro, a produção da nova linha de caminhões pesados FH, FM e FMX na fábrica de Curitiba (PR). Referência mundial em eficiência e qualidade dentro do Grupo, a unidade industrial da marca no Brasil aprimorou ainda mais os conceitos de Indústria 4.0, com avanços na digitalização dos processos produtivos, robótica avançada, uso intenso de tecnologias de dados, além de simulação e realidade virtual para desenvolvimento dos processos e das pessoas.

Atualmente o complexo fabril da Volvo em Curitiba conta com três fábricas distintas, mas que atuam de maneira sincronizada, são elas: a fábrica de motores e transmissões, a fábrica de cabines e a linha de montagem dos veículos. 


“Em Curitiba, reunimos a fabricação de veículos numa única unidade, o que traz ganhos em processos e qualidade. Toda a fábrica se preparou para mais uma vez antecipar as tendências do segmento de veículos de transporte de carga. Estamos muito felizes com o resultado”, destaca Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo.

Um dos principais diferenciais do complexo industrial brasileiro da marca é a processos automatizados e elevada qualidade de produção, características asseguradas por exemplo por drones responsáveis pelo inventário de peças no estoque, estações de produção digitalizadas, análise e simulação virtual de produtos e processos, ou mesmo a movimentação autônoma de materiais para o abastecimento da linha por AGVs (automated guided vehicles) - pequenos veículos autoguiados que trafegam pela fábrica sem a interferência humana.

Volvo/Divulgação
Alta conectividade
Com a introdução dos novos caminhões, a linha de produção da montadora no país passou a contar com duas mil possibilidades de configurações distintas. A inteligência aplicada na produção permite sincronia de todos os processos.

Entre as novidades, está a adaptabilidade da linha para atender a conectividade ainda maior dos novos caminhões. O pacote de softwares dos veículos já é carregado nas operações de pré-montagem, por meio de um link dedicado, reduzindo para minutos o que poderia levar horas.

Outra importante novidade na produção é a substituição de dispositivos pneumáticos por apertadeiras eletrônicas, responsáveis por dosarem exatamente o torque dos parafusos, que podem chegar a quatro mil, dependendo do modelo do veículo. Além de garantir mais qualidade, as novas apertadeiras ajudam na redução de CO2, um objetivo de sustentabilidade do Grupo Volvo. O processo também oferece mais conforto, agilidade e ergonomia ao montador, que não é exposto a uma rotina exaustiva e repetitiva.


Robôs colaborativos 
Com a chegada da nova geração de caminhões Volvo no Brasil, robôs isolados se tornaram passado na planta de Curitiba (PR). “Hoje vemos cada vez mais a interação homem-máquina em uma colaboração perfeita. Mas isso exige treinamento específico”, destaca Ronaldo Cristo, gerente de projeto, responsável pela industrialização dos novos veículos.

Além da fixação do para-brisas e do vidro traseiro, a montagem do climatizador e colocação da escotilha dos caminhões, os robôs agora também são responsáveis montagem do painel de instrumentos. Além disso, um robô colaborativo, controla o volume exato de aplicação de selante e câmeras inspecionam de forma instantânea o resultado. Caso seja detectada qualquer falha, o robô avisa o operador e a linha para até que o problema seja resolvido.

Volvo/Divulgação
Solda ultrassônica de cabines
Um dos principais diferenciais da nova linha de caminhões Volvo é a ampliação da é a ampliação da conectividade, conforto e segurança das cabines. Destaca-se ainda a substituição de aço por alumínio, em alguns componentes, deixando-as mais leves e igualmente resistentes. A construção das cabines também conta agora com novidades na produção, destaque para a introdução de uma solda ultrassônica de metais e plásticos.

Novas tecnologias também foram incorporadas nos processos de pintura das cabines, como por exemplo, programações pré-definidas que dão a sequência exata de tratamento, pintura e acabamento, enquanto a cabine recebe todo o preparo antes de seguir para a montagem final. 


Treinamento em realidade virtual
Antes do início da produção em série da nova geração de caminhões, os colaboradores Volvo passaram por um amplo e detalhado programa de treinamento com o apoio da tecnologia de realidade virtual, agora usada para oferecer treinamento de alto padrão. Segundo a marca, por meio de óculos e equipamentos especiais, os operadores passaram por treinamentos virtuais de fixação de componentes diversos, poupando tempo de adaptação na linha e aumentando a qualidade.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA