Facchini

Volvo recebe encomenda recorde de 100 caminhões elétricos na Europa

Volvo/Divulgação

Com PBT de 44 toneladas e autonomia para até 300 quilômetros, modelos Volvo FM Electric serão empregados em operações de curtas e longas distâncias

A Volvo Trucks anunciou nesta semana, um pedido recorde de 100 caminhões FM Electric. Realizado pela DFDS, a maior empresa de transporte e logística do norte da Europa, a encomenda se destaca como a maior já recebida pela marca e também e como uma das maiores de todos os tempos para caminhões elétricos pesados em todo o mundo.

"Este é um marco importante em nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis e estou muito orgulhoso da parceria que temos com a DFDS. Juntos, estamos mostrando ao mundo que a eletrificação do transporte por caminhões pesados já é uma solução viável. Acredito que isso incentivará muitos outros clientes a terem a segurança de dar o primeiro passo em sua jornada de eletrificação", comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

De acordo com o cronograma da montadora sueca, os primeiros caminhões Volvo FM Electric serão entregues para a DFDS no quarto trimestre de 2022 e seguirão ao longo de 2023. Os exemplares serão empregados em operações de curtas e longas distâncias em todo o continente europeu.

"Na DFDS, estamos determinados a fazer a nossa parte na redução das emissões de CO2 e na criação de uma cadeia de abastecimento sustentável. Sabemos o quanto a eletrificação é importante na jornada para alcançar nossos objetivos em CO2, e espero que possamos inspirar outros à medida que avançamos nessa transição vital", explica Niklas Andersson, vice-presidente executivo e chefe da divisão de logística da DFDS.

Projetados para operações com até 44 toneladas de PBT, os caminhões Volvo FM Electric contam com uma autonomia para até 300 quilômetros. Os modelos podem receber tanto recargas lentas noturnas na garagem (cada caminhão vem com um carregador CA), quanto recargas rápidas de alta energia em pontos ao longo da rota (carregamento CC).

O negócio conta ainda com um apoio financeiro da  Volvo Financial Services.

Caminhões elétricos conquistam o transporte europeu
Em ritmo acelerado, a eletrificação de caminhões pesados vem se consolidando cada vez mais no mercado europeu. Somente em 2021, centenas de caminhões elétricos acima de 16 toneladas foram emplacados no velho continente, sendo 40% deles Volvo.

"Nosso objetivo claro é impulsionar a mudança para caminhões elétricos e nossa liderança nesse mercado demonstra que estamos definitivamente no caminho certo. Nossa meta para 2030 é que metade das nossas entregas globais de caminhões sejam de veículos elétricos. Temos o prazer de ver que o crescente interesse entre nossos clientes está começando a se refletir em pedidos firmes, em especial neste pedido impressionante da DFDS", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019, se consolidando como uma das primeiras montadoras neste segmento. Atualmente o portfólio de produtos da marca conta com seis modelos de caminhões elétricos, sendo, Volvo FH, Volvo FM, Volvo FMX, Volvo FE, Volvo FL e Volvo VNR, vendido na América do Norte.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA