Facchini

PRF flagra mais de 12 toneladas de excesso de peso em caminhões na BR-116/SC

PRF/Divulgação

Quantia expressiva foi encontrada em dois caminhões carregados com toras de madeiras; Ambos foram autuados e retidos para transbordo

Durante fiscalização com foco no combate ao excesso de peso, realizada nesta quarta-feira, 13 de outubro, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagraram mais de 12 toneladas acima do permitido em dois caminhões carregados com toras de madeira. Os flagrantes foram registrados na BR-116 em Lages (SC).

A primeira combinação de veículo de carga (CVC) abordada, popularmente conhecida como Romeu e Julieta, circulava com 5,5 toneladas a mais que o permitido. Já a segunda CVC, um bitrem de 7 eixos, apresentava 6,6 toneladas de excesso de carga.

Diante dos fatos, os dois veículos foram autuados e retidos até a realização do transbordo da carga excedente. 


Excesso de carga
Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

PRF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA