Facchini

DAF poderá lançar em breve motor de 15 litros e 600 cavalos de potência

DAF/Divulgação

Além dos caminhões DAF, inédita motorização também poderá equipar modelos Kenworth e Peterbilt, marcas que também fazer parte do Grupo PACCAR

Nas últimas semanas, começaram a circular pela imprensa internacional especializada em transporte rodoviário de cargas, uma série de rumores que apontam para a possibilidade da DAF, marca pertencente ao Grupo PACCAR, ampliar a portfólio de motorizações e superar a atual faixa de 530 cv de potência.

De acordo com a revista australiana Truck and Bus News (T&B News), primeira publicação a levantar a possibilidade de lançamento, há indícios de que a montadora holandesa esteja trabalhando em um inédito motor MX de 15 litros e 600 cavalos de potência. Atualmente, o portfólio de motores PACCAR MX é composto apenas por versões de 7, 9, 11 e 13 litros, com potências que variam de 200 cv a 530 cv de potência.


Ainda segundo a publicação australiana, além de reduzir a dependência por motorizações maiores,  produzidas por outros fabricantes com o Cummins X-15, que oferece potências de até 615 cv, o inédito motor PACCAR de 600 cv também terá como objetivo atender o crescente número de aplicações que utilizam bitrens e rodotrens cada vez maiores, como por exemplo na própria Austrália e em países europeus, como, Finlândia e Suécia, além da América do Norte (Estados Unidos e Canadá).

Os rumores que circulam pela imprensa internacional também apontam para a possibilidade da nova motorização ser adotada pelas marcas Kenworth e Peterbilt, também pertencentes aos Grupo PACCAR e com forte atuação na Austrália e no continente norte-americano. 

Por fim, a publicação recente da revista T&B News também afirma que o inédito motor PACCAR MX-15 de 600 cv potência poderá ser apresentado em 2022. Já os primeiros caminhões equipados com o novo motor poderão ser entregues a partir de 2023, especialmente na Austrália.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA