Facchini

Randon New R

Transpes realiza transporte de carga indivisível em conjunto com segundo maior avião do mundo

Transpes/Divulgação

Empresa mineira será responsável pelo transporte de um munhão de 51,5 toneladas, trazido pelo gigante dos céus diretamente da Alemanha

A Transpes, empresa mineira referência no transporte cargas indivisíveis, iniciou na última quinta-feira, 16 de setembro, uma operação conjunta com o segundo maior avião do mundo, o Antonov AN-124 (RA-82046). Batizada de "Pesado para Pesado", a operação está prevista para ser concluída ainda neste mês, contando com mais de 50 pessoas envolvidas, além de mais de 2 meses de planejamento. 

O gigante dos céus, aterrissou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), trazendo uma carga de 51,5 toneladas. Trata-se de um munhão, produzido pela Metso na Alemanha e que será utilizado pela Anglo American em uma operação de mineração na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG). O Munhão é responsável pela sustentação da carga de polpa, corpo moedor e o peso do próprio moinho para a movimentação do mesmo em uma das etapas do processo de redução do minério de ferro. 

Após o pouso com sucesso em solo mineiro, equipes da Transpes entrarão em ação com o apoio de um guindaste e duas carretas preparadas exclusivamente para o transporte de cargas indivisíveis. Além do desembarque da peça, a empresa mineira também será responsável pelo transporte até a mineradora em um trajeto de aproximadamente 350 quilômetros, passando pelas rodovias, MG-424, BR-040, MG-231, LMG-754, BR-259 e MG-010. O mais longo foi definido em virtude das dimensões e peso da carga. 


“Para garantir o sucesso do transporte de nosso equipamento, avaliamos cuidadosamente questões logísticas, de prazo, de segurança da operação e de escolha dos nossos parceiros. Agradecemos o cuidado e empenho de todos para garantir a efetividade e a rapidez da operação”, observa o presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn. 

Sobre o Antonov AN-124
Para se consagrar com o segundo maior avião do mundo, o Antonov AN-124, produzido na Rússia conta com quatro turbinas, 69 metros de comprimento, o equivalente a cerca de cinco ônibus de 14 metros enfileirados, e 73 metros de envergadura (medida da ponta de uma asa a outra), equivalente a 29 ônibus com 2,5 metros de larguras estivessem lado a lado, além de 24 pneus e rodas.

BH Airport/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA