Facchini

Scania 8x8 militar: Conheça em detalhes o braço direito do Exército Polonês

11ª Divisão de Cavalaria Blindada de Lubuska

Cabine blindada, proteção anti-minas, presença de lâmina na parte dianteira, reboque na traseira e guindaste sobre a carroceria, esses são alguns atributos que tornam o Scania 8x8 Hardun o braço direito das forças armadas polonesas

A 11ª Divisão de Cavalaria Blindada de Lubuska, na Polônia, revelou nesta semana, uma série de imagens e detalhes de um verdadeiro gigante de resgaste. Trata-se de um Scania 8x8 militar, desenvolvido para se tornar um verdadeiro braço direito nos campos de batalhas. 

Batizado de Hardun e resultado de um detalhado trabalho realizado pela empresa polonesa Rosomak S.A, o gigante militar não chama a atenção apenas pelo visual agressivo e imponente, mas também pelos números impressionantes. Com 36 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) e tração 8x8, o extrapesado conta com 11,83 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,37 metros de altura.


Já o alto desempenho operacional do modelo militar é assegurado pela possibilidade de atingir uma velocidade máxima de até 90 km/h, além de autonomia que varia 448 a 655 conforme o terreno de operação.

Por ter sido projetado para operar em zonas de conflito, o Scania 8x8 Hardun também conta com cabine blindada, proteção anti-minas, sistema de calibragem automático para os pneus runflat e lançadores de granadas de fumaça de 81 mm.

Para se consagrar como um verdadeiro veículo multitarefas, capaz de desobstruir ou até mesmo abrir estradas, além de realizar com precisão içamentos e remoções nos campos de batalhas, o gigante polonês conta ainda com uma série de equipamentos de ponta. Destaque para uma lâmina hidráulica posicionada na parte dianteira, um reboque na parte traseira e ainda um guindaste hidráulico sobre a carroceria, com alcance mínimo de 1,7 metros e máximo 10,25 metros, e capacidade de içamento que varia de 3.900 kg a 16.000 kg.

A lista de atributos do poderoso caminhão militar ainda é complementada pela presença de uma infinidade de porta-objetos na carroceria, responsáveis por armazenagem todos os equipamentos e ferramentas necessárias para qualquer tipo de operação de resgate.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA