Facchini

Randon New R

Força e eficiência: Motor FPT F1A equipa Fiat Ducato

FPT Industrial/Divulgação

Produzido na fábrica da FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), propulsor de 2,3 litros e 16 válvulas gera 130 cv de potência e 32,7 kgfm de torque

Sinônimo de confiabilidade e mais de 35 anos de experiência da FPT Industrial para veículos comerciais, o FPT F1A é o motor do Fiat Ducato. Compacto, com 2,3 litros e 16 válvulas, o propulsor entrega força e eficiência para o modelo, pronto para missões de múltiplos perfis de transportadores, com uma redução média de consumo de combustível de até 10%.

Produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG), que celebrou 20 anos em 2020, este propulsor faz parte da consagrada Série F1, sucesso da marca da CNH Industrial presente em todo o mundo.

Para a atual geração do Fiat Ducato, o motor da FPT Industrial recebeu três cavalos de potência e 0,5 kgfm de torque adicionais, desenvolvendo 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 rpm, acoplado a uma nova transmissão de seis velocidades. Os ajustes no regime de funcionamento deixaram o utilitário mais fácil e agradável de dirigir, com a sensação de estar ao volante de um automóvel. O conforto também é assegurado pela redução do nível médio de ruídos e vibrações a bordo, até 5 Db inferior frente a outros motores do segmento.

A distribuição de torque e potência é realizada de forma inteligente, privilegiando as rotações e o menor consumo, em qualquer situação de uso. Por consequência, as emissões também são mais baixas.


EFICIÊNCIA, LEVEZA E DIMENSÕES REDUZIDAS
O FPT F1A é equipado com injeção eletrônica Common Rail de última geração, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção e sistema de admissão de ar avançado, projetados como melhores da classe. Os sistemas de refrigeração e turbocompressor contribuem de forma significativa para a eficiência termodinâmica do motor, além da leveza de funcionamento e dimensões reduzidas, efetivando manutenções fáceis e rápidas.

O sistema EGR de recirculação de gases de escape é a solução mais robusta para os atuais níveis de emissões, dispensando a utilização de Arla 32. Associado ao baixo consumo de combustível, o FPT F1A tem um dos menores custos de manutenção da categoria.

“Com estes atributos, o FPT F1A é parte do sucesso do Fiat Ducato, líder em seu segmento por quase uma década e considerado um clássico pelo público brasileiro. A robustez e a tecnologia do motor se encaixa às mais diversas necessidades de aplicação do utilitário, seja para transporte de mercadorias, pessoas ou base para transformações“, reforça o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida.


FICHA TÉCNICA
FPT F1A
Fiat Ducato
Cilindrada: 2.3L
Potencia [cv]: 130 cv @ 3.600 rpm
Torque [Nm]: 32,7 kgfm (320 Nm) @ 1.800 rpm
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas por cilindro: 16
Aspiração: Turbo com Intercooler
Injeção: Eletrônica Common Rail
Combustível: Diesel – S10
Tecnologia para controle de emissões: EGR
Peso [Kg]: 222

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA