Facchini

DNIT avança com obras de construção de ponte na BR-381/MG

DNIT/Divulgação

Fundamental para garantir mais segurança aos motoristas que percorrem a BR-381/MG, estrutura já está com 85% dos serviços concluídos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança, neste mês, com as obras de construção de uma ponte sobre o ribeirão Severo I, em Minas Gerais. Parte importante da duplicação da BR-381, as atividades se concentram agora em terraplanagem, contenção de terra armada e cimbramento (suportes provisórios para formas horizontais). 

Localizada no km 295 da rodovia federal, próximo ao município de Antônio Dias (MG), a estrutura que já está com 85% das obras concluídas contará com duas pontes paralelas, com o sentido de fluxo individual duplicado. 


De acordo com o DNIT, um dos principais diferenciais do empreendimento é a utilização de estruturas metálicas para compor as vigas de sustentação das pistas. Além de estimular a economia da região do Vale do Aço, a solução de engenharia reduz o tempo de obra e os impactos ambientais. A estrutura também se destaca pelos números impressionantes, como vãos que variam de 69 a 86 metros de altura, conforme o relevo abaixo da plataforma. Já as vigas recebem tabuleiro em concreto armado, com 9,2 metros de largura, e o revestimento asfáltico para compor a pista de rolamento. 

Projetada para vencer o Vale do córrego Severo, eliminar curvas e aclives da pista antiga, a nova ponte da BR-381/MG será fundamental para proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA