Facchini

Mercedes-Benz e parceiros levam Unidades Móveis da Saúde para atendimento durante o Rally dos Sertões e no norte do Paraná

Mercedes-Benz/Divulgação

Recém-inaugurado, caminhão da saúde em parceria com a ONG Renovatio está disponível aos moradores de Londrina e região para o programa Saúde Visual na Estrada

O projeto Unidades Móveis de Saúde, transportadas por caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, como o Novo Actros, permanece #Unindo Forças para cumprir sua missão de dar acesso à saúde de qualidade à população brasileira, oferecendo serviços médicos a pessoas em vulnerabilidade social de várias regiões do país. Neste mês, duas unidades participam da maior competição off-road da América do Sul e uma nova carreta entra para o circuito de atendimento no Paraná.

Operadas em parceria com a startup social SAS Brasil, duas carretas da saúde acompanharão o percurso da maior competição off-road da América do Sul, o Rally dos Sertões, de 11 a 23 de agosto. Passando por três estados do Nordeste, as carretas da saúde prestarão atendimento oftalmológico e odontológico às comunidades locais. Já em parceria com a ONG Renovatio, a mais nova carreta desta ação liderada pela Mercedes-Benz permanece de 6 agosto a 6 de novembro em Londrina (PR) realizando atendimento de oftalmologia para moradores da região.

“A expansão do projeto mostra sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões do território brasileiro quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade. A Mercedes-Benz do Brasil acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.


Carretas no “Rally da Saúde”
De 11 a 23 de agosto, duas carretas percorrerão as cidades de Timbau do Sul (RN) – dias 11 e 12, Bananeiras (PB) – dias 14 e 15, Araripina (PE) – dia 18, e Tamandaré (PE) – dias 20 e 21, acompanhando o percurso da competição e oferecendo gratuitamente atendimento médico e odontológico para crianças. Além disso, a ação ainda continuará o trabalho de capacitação de profissionais de saúde locais para atuarem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias especializadas no atendimento de pacientes com COVID-19. A expectativa é beneficiar mais de 10 mil pessoas.

O foco da atuação será saúde infantil, bem como atendimento oftalmológico, por meio do projeto VerMagia, que contempla também a doação de óculos, e atendimento odontológico e educação em saúde bucal pelo projeto Sorrisaria.

Também haverá atendimento de casos dermatológicos para resolução de demandas pré-existentes e triagem de câncer de pele. A SAS Brasil ainda planeja uma ação de educação em saúde e pesquisa para as mães das crianças atendidas. Ao todo, serão mais de 2 mil crianças triadas. As doações de óculos programadas serão patrocinadas por diferentes empresas em cada cidade.

Uma das Unidades Móveis de Saúde da Mercedes-Benz que participará da 29ª edição do Rally dos Sertões estava em Cavalcante (GO), participando do Mutirão de Saúde da Mulher e da Criança, realizado de 21 a 23 de julho. Nesse período, a carreta recebeu pacientes de sete comunidades quilombolas da região: Vão de Almas, Vão do Moleque, Assentamento Rio Bonito, São Domingos, Engenho II, Salinas e São José, além das comunidades Vila Morro Encantado e Cavalcantinho na zona urbana do município. Cerca de 100 mulheres e 325 crianças tiveram acesso a essa ação, impactando em média 2 mil pessoas. Durante a iniciativa, a SAS Brasil realizou doação de óculos, pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas para a remoção de lesões que poderiam evoluir para câncer de colo de útero e de pele e procedimentos odontológicos.

O outro caminhão da saúde em parceria com a SAS Brasil estava participando da Operação Capacita, iniciada em abril no projeto piloto realizado em Campinas (SP), com alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic. A unidade, concebida para oferecer atendimento médico nas áreas de odontologia, ginecologia, oftalmologia e telemedicina, por razões de necessidades urgentes ligadas à pandemia da COVID-19, abrigou um centro de treinamento de profissionais de saúde para atuarem na linha de frente em leitos de UTIs destinados a pacientes graves da doença. A operação formou cerca de 2 mil profissionais de saúde, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, durante oito semanas de atuação em cidades com carência no treinamento especializado para terapia avançada. A mesma unidade seguiu para o Rio Grande do Norte, capacitando profissionais das cidades de João Câmara e Santo Antônio, e Rio de Janeiro, no bairro da Maré, prestando atendimento médico e de saúde (saúde infantil, dermatologia e diabetes) a alunos e pais de uma escola local.


De olho no caminhão da saúde
A mais nova carreta a integrar o programa das Unidades Móveis de Saúde é fruto da parceria com a ONG Renovatio, que desenvolve o programa Saúde Visual na Estrada, e atenderá a população de Londrina (PR) no estacionamento do Shopping Boulevard Londrina de 6 de agosto a 6 de novembro, todos os dias, das 8h30 às 18h30. Lá, serão realizados atendimentos exclusivamente para quem já está na fila do Sistema Básica de Saúde (SUS), ampliando o acesso especializado em oftalmologia à população de Londrina e região.

A proposta é realizar consultas básicas oftalmológicas e exames de diagnóstico em glaucoma, retina, catarata e refração, beneficiando até 6 mil pessoas. Os primeiros 2 mil pacientes que forem diagnosticados com a necessidade de óculos (miopia, hipermetropia e presbiopia) na Unidade Móvel de Saúde em Londrina receberão o acessório como doação.

O programa chega à cidade graças à união da ONG Renovatio com o Hoftalon – Hospital de Olhos de Londrina, uma instituição de referência regional de alta complexidade oftalmológica no norte do Paraná. Na carreta da saúde cedida pela Mercedes-Benz do Brasil, uma equipe de quatro médicos oftalmologistas e seis funcionários serão responsáveis pelos atendimentos de mapeamento da retina, tonometria, gonioscopia, fundo de olho, entre outros.

Mercedes-Benz/Divulgação
FONTE: Mercedes-Benz

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA