Facchini

FreteBras lança sistema gratuito de validação de motoristas contra roubo de cargas

Adobe Stock

Plataforma de fretes espera que com novidade, 600 mil caminhoneiros sejam validados até o final deste ano

Com o objetivo de reforçar as ações de combate ao roubo de cargas no Brasil, a Fretebras anunciou neste mês, um serviço de consulta e validação de motoristas gratuitamente para o mercado de forma permanente. Segundo dados da NTC & Logística, o roubo e desvio de cargas no Brasil gera prejuízos anuais na casa de R$ 1,2 bilhão.

A novidade faz parte de uma série de atividades relacionadas a um investimento de R$ 30 milhões, anunciado pela FreteBras no início deste ano para o programa Frete Seguro, que contempla todas as iniciativas da empresa a favor da segurança no transporte rodoviário de cargas.  Até o final de 2021, a expectativa é alcançar 600 mil profissionais devidamente validados.

“Melhorar a segurança na plataforma significa dar uma contribuição importante ao nosso mercado de forma geral. A segurança é um dos principais desafios do nosso segmento. É por isso que decidimos aplicar o máximo de esforços para aperfeiçoar nosso sistema e beneficiar o maior número de profissionais e empresas”, comenta Marco Raduan, Head de Gestão de Risco da FreteBras.


Com oito pontos de segurança para avaliar caminhoneiro e veículo, o sistema de validação consulta bases da ANTT, Denatran, Receita Federal, Polícia Federal, Detrans, Tribunais de Justiça, além de parceiros da iniciativa privada. A empresa realiza as avaliações de acordo com as leis de proteção de dados, além de analisar o tipo da carga e seu valor de mercado, com o objetivo de quantificar a propensão à fraude de motoristas que estão prestes a realizar um frete, com alto grau de precisão.

Segundo Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras, as transportadoras e embarcadores terão a funcionalidade disponível vinculada a cada frete que publicarem na plataforma da FreteBras.  “Estamos cansados de ver as transportadoras sofrendo com prejuízos no transporte de cargas por conta dos roubos e desvios. Em 2021, decidimos assumir de vez um papel ativo nesta luta e a ferramenta de consulta e validação é uma resposta definitiva porque vamos saber em quem podemos confiar ou não,” explica.

Ainda de acordo com a plataforma, as transportadoras poderão escolher a opção "Validar motorista". A partir daí, é necessário fornecer as cópias digitais dos documentos do motorista que pretendem avaliar. A ferramenta analisa o caminhoneiro, o veículo e seu proprietário, a rota da carga, o tipo de mercadoria e seu valor. Em menos de 10 minutos, o sistema informa se aquele profissional está apto a realizar o frete ou não. A consulta gratuita não possui validade securitária, porém, a FreteBras já está homologada pelas seguradoras Mapfre, Sompo e HDI e pode oferecer a consulta com validade securitária caso a transportadora deseje este tipo de serviço.

Com informações: FreteBras

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA