Facchini

Carro-forte Mercedes-Benz recebe o primeiro ar-condicionado 100% elétrico do mundo a energia solar

Mercedes-Benz/Divulgação

Com um carro-forte montado sobre o chassi 915 E do portfólio da Mercedes-Benz, o Grupo Preserve é a primeira empresa a apoiar esse projeto, sendo parceria de desenvolvimento e testes

A Mercedes-Benz se destacou neste mês, em mais um projeto inovador. Desenvolvido para carros-forte, um chassi 915 E foi escolhido pelo Grupo Preserve, tradicional cliente do setor de transporte de valores e segurança de Olinda, Pernambuco, para ser empregado em uma solução inédita no mercado nacional: o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo com energia solar fotovoltaica.

Desenvolvida pela empresa Innovaklim, a tecnologia inovadora, que se destaca especialmente pelos ganhos de sustentabilidade ambiental, será aplicada inicialmente no próprio carro-forte, mas já apresenta potencial para outros tipos de veículos.

O ar-condicionado automotivo 100% elétrico alimentado por energia solar fotovoltaica baseia-se numa fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, não emitindo poluentes.


Redução nas emissões de carbono
A Innovaklim se consagra atualmente como única detentora da tecnologia capaz de atender as condições severas de uso em carros-fortes e veículos pesados, tendo realizado P&D da tecnologia por dois anos até chegar na atual versão.

Entre as principais vantagens da nova tecnologia destaca-se a redução das emissões de carbono que giram em torno de 7% a 19%. Além disso, o ar-condicionado elétrico economiza mais de 80% de combustível se comparado com o consumo do ar-condicionado mecânico.

Ligado diretamente à bateria do veículo, o ar-condicionado 100% elétrico aproveita a geração de energia proveniente de sistema fotovoltaico de produção de energia e do alternador do próprio veículo. A promissora tecnologia utiliza o gás refrigerante 410a que é considerado um dos mais ecológicos do mundo e não degrada a camada de ozônio por não possuir derivados de cloro em sua composição.

Já o conforto dos motoristas é assegurado pelos menores níveis de ruído, já que não aumenta os decibéis dentro do veículo, além daqueles produzidos pelo motor.

“Essa solução em parceria está totalmente sintonizada com o nosso compromisso com o ecossistema do transporte responsável, trazendo ganhos de sustentabilidade, como também de eficiência e redução de custos operacionais para o cliente”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.


Mercedes-Benz se destaca no segmento de carro-forte
O chassi 915 E, modelo vocacionado para receber carroçarias de carro-forte de diversas empresas especializadas do setor, faz parte do completo portfólio de veículos comerciais da Mercedes-Benz no Brasil.

“O nosso 915 E para carro-forte é reconhecido no especializado setor de transporte de valores e segurança pela força, robustez e resistência”, diz Leoncini. “Já há muitos anos isso nos posiciona como um dos mais tradicionais fornecedores de veículos para empresas do segmento. O Grupo Preserve é um cliente de longa data. São mais de 40 anos de relacionamento. Estamos muito satisfeitos de fazer parte desse projeto, que também envolve a Innovaklim, startup que desenvolve e implementa soluções ecológicas que visam reduzir o consumo de diesel em frotas de veículos pesados”.

Mercedes-Benz/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA