Facchini

Diamante celebra 50 anos de história com investimentos constantes e novas tecnologias

Diamante/Divulgação

Sólida estratégia de negócios e constante investimento em novas tecnologias marcam os 50 anos de história da transportadora de origem familiar

Fundada pelo casal Alcides Cantú e Adelina Cantú, a Diamante celebra agora 50 anos de história e sucesso no transporte rodoviário de cargas brasileiro. De administração familiar, a empresa conta com uma trajetória pautada pelo empreendedorismo, crescimento sólido e foco total no cliente, através de soluções logísticas que vão além de transportar uma carga da origem até o destino.

“Quando a empresa foi inaugurada pelos meus avós, a equipe era muito pequena e possuímos apenas dois caminhões”, relembra Caio Cantú, hoje Diretor Executivo da Diamante. O início das atividades se deu no bairro Boqueirão em Curitiba, num mercado muito restrito e diferente na época. “Há 50 anos, existiam poucas estradas asfaltadas e se fabricavam poucos caminhões no Brasil, e o trabalho de transporte de carga era mais restrito”, relembra.

Em 1971, a transportadora paranaense contava com uma equipe de aproximadamente seis pessoas. Hoje, a Diamante conta com 140 colaboradores, distribuídos na Matriz, agora em São José dos Pinhais (PR), e nas quatro filiais, sendo duas delas em São Paulo, uma em Minas Gerais e outra no Rio de Janeiro. Neste período, a frota de caminhões também cresceu, saltando de dois exemplares no início da trajetória para centenas de veículos atualmente. Somente entre 2020 e 2021 a empresa ampliou em 20% a quantidade de caminhões na frota, o que representou mais de R$ 7milhões de investimento nesses ativos.


Atuando em todo o território nacional e tendo como principal as regiões Sul e Sudeste, a frota da empresa constantemente renovada, conta tecnologias que minimizam a emissão de gases na atmosfera, consequentemente poluindo menos e cuidando do meio ambiente.

“Atualmente todos os processos da Diamante são mapeados e há indicadores de performances em tempo real, sendo gerenciados pela equipe”, salienta Caio. “Apostamos numa constante renovação de frota e buscamos manter os equipamentos sempre atualizados com tecnologias de ponta, contribuindo para o uso de veículos com soluções e combustíveis que poluam menos o meio ambiente”, ressalta.

Com o objetivo de avançar ainda mais no campo da sustentabilidade, a Diamante lançou em 2020 0 programa CARBONO ZERO, um marco dentro da história da empresa, e que trouxe para o pilar estratégico o cuidado e atenção aos efeitos para o meio ambiente provenientes da atividade econômica exercida pela transportadora. “Há vários anos, todo os nossos veículos passam por inspeções periódicas que atestam o cumprimento dos padrões internacionais de emissão de gases. Além disso, produzimos laudos de descarte dos pneus sucateados junto às empresas homologadas para promover sua destinação correta, medida também adotada com os lubrificantes. Mas estávamos em busca de um projeto que produzisse um impacto ainda maior em nossas iniciativas porque sempre tivemos uma preocupação em trazer para empresa soluções que minimizassem emissões de poluentes”, pontua Caio.


Segundo a empresa, a iniciativa vai de encontro com as mudanças que o transporte de cargas vem sofrendo no mundo, com a disponibilidade de tecnologias que buscam aumentar a eficiência no transporte, seja na melhoria na capacidade de carga dos caminhões, combustíveis alternativos e tecnologia menos poluentes. “Decidimos dar um passo significativo na nossa história, contribuindo ainda mais para um mundo mais sustentável. Com isso, colocamos em prática nosso novo projeto que foi batizado como “Carbono Zero””, explica o diretor.

Atualmente o projeto da empresa paranaense apoia uma área do bioma amazônico que possui uma grande importância na manutenção do clima do nosso planeta. “Nós entendemos que os benefícios são enormes quando as empresas investem em projetos que buscam essa preservação de qualquer floresta de qualquer região do mundo. Não basta uma ação pontual, tem que ter um comprometimento perante o tema ambiental”, reforça Caio. Somente em 2020 a empresa compensou um total de 2.645 toneladas de CO2, que corresponderam a um total de mais de 1milhão de litros de Diesel consumidos e mais de 3,3 milhões de KM percorridos pelas estradas brasileiras.

Para a Diamante, as iniciativas reforçam o propósito de uma atuação proativa e de vanguarda, aliada a uma gestão moderna, e que procura e implanta soluções completas para o atendimento das necessidades dos mais diferentes tipos de clientes.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA