Facchini

Governo Federal planeja “Bônus Caminhoneiro” para colocar renovação de frota em prática

Alexandre Vitor Andrade

Parte importante do Programa Gigantes do Asfalto, renovação de frota deverá ser colocada em prática através de Medida Provisória (MP)

Sonho de milhares de caminhoneiros autônomos e uma das promessas do Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, o programa de renovação da frota brasileira de caminhões está prestes a se tornar realidade.

Em fase de desenvolvimento em parceria com o Ministério da Economia e parte importante do Programa Gigantes do Asfalto, um amplo pacote de benefícios para caminhoneiros, o plano de renovação da frota deverá ser colocado em prática por meio de uma Medida Provisória (MP).


Diferentemente de todas as linhas de créditos existentes atualmente para a aquisição de caminhões novos por pessoas jurídicas (transportadoras), o programa de renovação da frota brasileira de veículos comerciais consistirá no pagamento de um valor chamado "Bônus Caminhoneiro", destinado exclusivamente aos profissionais autônomos que possuem caminhões antigos e em mal estado de conservação. 


A informação já havia sido revelada na última semana, pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante uma live promovida pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA). Segundo o Ministro, aqueles que optarem por aderir ao programa, receberão um certificado que irá gerar um bônus destinado a aquisição de um caminhão mais novo. Já o veículo antigo será desmontado e deixará de existir.

Ao que tudo indica, o primeiro programa de renovação de frota de caminhões do Brasil, voltado exclusivamente para os profissionais autônomos, contará com uma série de faixas de valores que irão variar conforme a idade e o estado de conservação de cada veículo.

Para o Ministério da Infraestrutura, além de garantir maior competitividade ao caminhoneiro autônomo, a renovação da frota de caminhões é fundamental para reduzir custos e ao mesmo otimizar o transporte rodoviário de cargas brasileiro.

Apesar de já estar em fase de elaboração e debates com a categoria, não há uma data exata para a publicação da Medida Provisória que colocará em prática o plano de renovação da frota brasileira de caminhões. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA