Facchini

Superação: Com apoio de transportadora, Scania R 580 V8 é adaptado para motorista cadeirante

Reprodução/Youtube

Para garantir a máxima independência ao jovem motorista, Scania Highline R 580 V8 recebeu piso plano, sistema de içamento elétrico e uma alavanca para aceleração e frenagem

Há cerca de dois anos, o caminhoneiro norueguês, Bjørn Erik Bergan, viu sua vida mudar completamente após um acidente de trabalho. Durante a realização de um conserto no teto de uma carreta, o motorista se desequilibrou e sofreu uma queda que acabou provocando uma lesão na medula espinhal.

Em entrevista a Revista Big Truck, o norueguês contou sobre o momento em que acordou no hospital, sem se lembrar do ocorrido e recebeu o diagnóstico. "Quando acordei, os médicos disseram que tinha fraturas nas costas, crânio, ombro e várias costelas, mas não tinha ideia do porquê." Naquele momento, a paralisação dos movimentos da cintura para baixo poderia representar o fim da carreira do jovem motorista de 26 anos, mas sua história nas estradas europeias não poderia ser interrompida desta maneira.

Após um longo e detalhado processo de reabilitação, combinado com muita dedicação e força de vontade, Bjørn Erik conseguiu retomar parte da sua rotina com o auxílio de uma cadeira de rodas. Mas ainda faltava um desejo para ser realizado, a retomada da profissão de caminhoneiro, algo que até então parecia impossível. Entretanto, uma conversa com a Asbjørn Næss Transport As, transportada que o jovem norueguês trabalhava antes do acidente, mudou completamente o destino e as perspectivas de futuro do  caminhoneiro. 

Ciente da importância do profissional para a empresa e do significado da profissão para Bjørn Erik, a transportadora investiu em uma nova aquisição, um Scania Highline R 580 V8 totalmente adaptado para o motorista norueguês. “Queria voltar a conduzir o mais depressa possível, embora isso parecesse impossível. Eu só queria que tudo continuasse como antes do acidente, exceto que estou em uma cadeira de rodas", conta.


Para garantir a máxima independência ao caminhoneiro norueguês, a cabine do caminhão passou por algumas mudanças que garantiram a máxima acessibilidade, segurança e facilidade de uso. O banco do passageiro foi substituído por um piso totalmente plano e por um espaço destinado a acomodação da cadeira de rodas. Já a porta do passageiro passou a contar com um sistema de içamento elétrico acionado por controle remoto, responsável por embarcar e desembarcar o motorista com segurança da cabine. E para garantir uma condução prática e segura, o Scania V8 também recebeu uma alavanca exclusiva, responsável por colocar na palma da mão do motorista todas as funções do veículo, relacionadas a aceleração e a frenagem.

“A maioria das pessoas não entende como isso pode ser feito, mas eu posso simplesmente dirigir este caminhão. Graças aos ajustes, posso simplesmente fazer meu trabalho novamente. Sempre tive isso em mente, embora não me atrevesse a acreditar que fosse possível", destaca Bjørn Erik.

O semirreboque atrelado o novo Scania Highline R 580 V8, também passou por algumas mudanças sutis, afim de facilitar o trabalho do motorista norueguês. Destaque para a presença de paredes laterais totalmente formadas por portas e com abertura hidráulica. 

Hoje, além de continuar seguindo a profissão de caminhoneiro, Bjørn Erik Bergan também mostra detalhes do seu caminhão e da sua rotina, através de uma série de vídeos divulgados no Youtube e em redes sociais, tudo de maneira realmente inspiradora, provando que não existem limites para quem é realmente dedicado e sabe o que quer. Veja:

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA