Facchini

Randon New R

CNT solicita prorrogação do prazo para renovação do exame toxicológico

Adobe Stock

Entidade solicitou ao Ministério da Infraestrutura, uma prorrogação de 30 para 90 dias no prazo para renovação dos exames toxicológicos 

Em vigor há pouco mais de uma semana, o endurecimento das regras para a realização obrigatória e periódica do exame toxicológico (a cada 2 anos e 6 meses) por motoristas habilitados nas categorias C, D ou E, segue gerando uma série de discussões e polêmicas entre profissionais, além de preocupações de entidades ligadas ao transporte rodoviário. 


De acordo com a nova redação dada pela Lei 14.071/2020 ao Art. 165-B do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E que forem flagrados conduzindo veículos sem a realização do exame toxicológico periódico (na renovação da CNH ou na mudança de categoria ou a cada 2 anos e 6 meses), estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima e serão punidos com multa de R$ 1.467,35 (valor correspondente a cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir por 3 meses. 

Para evitar as penalidades, os condutores que estiverem com exame toxicológico vencido terão até 30 dias, a contar a partir da data de vencimento, para realizarem um novo procedimento e regularizarem a situação. 



Diante da grande repercussão das mudanças e dos impactos que podem ser gerados no transporte rodoviário de cargas e passageiros, especialmente neste período conturbado de pandemia de Covid-19 (Coronavírus), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) solicitou ao Ministério da Infraestrutura a prorrogação do prazo para renovação do exame toxicológico, passando de 30 para 90 dias.

Na avaliação da entidade, o atual prazo de 30 dias é insuficiente para que os motoristas possam realizar a renovação, especialmente em meio às restrições e às medidas sanitárias impostas para o combate ao novo coronavírus.

Em nota, a CNT reconheceu ainda que "o exame toxicológico é fundamental para a segurança viária e dos motoristas profissionais", mas ressaltou que "o momento requer cautela para evitar aglomerações nas clínicas credenciadas para a realização dos exames". 

Até o momento, o Ministério da Infraestrutura não se pronunciou sobre a solicitação da entidade.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA