Facchini

Mercedes-Benz lidera mercado de caminhões pelo quinto ano consecutivo

Mercedes-Benz/Divulgação
Pelo quinto ano consecutivo, a Mercedes-Benz liderou o mercado brasileiro de caminhões. De acordo com o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), 30.081 caminhões da marca foram emplacados em todo o país somente em 2020, número que garantiu a montadora uma participação total de 33.72%. 

“Um grande destaque do ano foi o avanço da nossa marca em caminhões pesados, o segmento que mais representa o crescimento da economia”, afirma Roberto Leoncini. “Com cerca de 13.200 unidades emplacadas, entre modelos Actros, Axor, Atron e Atego off-road, lideramos o segmento em 2020 com cerca de 30% de participação nesta disputada categoria.

Com 3.131 unidades emplacadas em 2020, o Actros 2651 6x4 foi, pelo 3º ano consecutivo, o caminhão Mercedes-Benz mais vendido no Brasil, considerando todo o portfólio da marca, dos leves aos extrapesados.

No segmento leve, o grande destaque da marca foi a linha Accelo, com um total de 4.450 unidades emplacadas em 2020 e 50% de market share no segmento ao longo do último ano. O sucesso de vendas garantiu ainda à Mercedes-Benz o título de “Marca de Caminhão Leve” no Prêmio Lótus 2021. 


Ônibus
Em 2020, a Mercedes-Benz também manteve a liderança histórica com mais de 6.600 unidades emplacadas e uma participação de mais de 47% no segmento acima de 8 toneladas de PBT (peso bruto total).

No segmento urbano, as mais de 3.500 unidades emplacadas e a participação recorde de 71% tornam ainda mais evidente a posição de destaque da Mercedes-Benz. Já no segmento rodoviário, o 1º lugar foi consolidado com emplacamento superior a 2.050 unidades e um market share de 60%.

Na avaliação da marca, o segmento de fretamento foi um dos principais destaques ao longo do desafiador ano de 2020. Somente nesta categoria, a marca emplacou 935 unidades e conquistou uma participação de 58%. 

Mercedes-Benz/Divulgação
Vans
A Mercedes-Benz também celebrou em 2020 mais uma liderança em 4 anos consecutivos no segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT), considerando furgão, vans e chassis cabina. Com 9.742 unidades emplacadas, a marca alcançou 36% de market share, com o transporte de carga sendo o grande impulsionador do segmento.

“Apesar do cenário devido à pandemia, o ano de 2020 foi marcado por grandes conquistas focadas, principalmente, na digitalização com o lançamento do Showroom Virtual, implementação do Configurador, e divulgação do blog ‘Negócios com sua Van’, além diversas outras iniciativas para atender as demandas dos clientes e dar suporte a toda a rede de concessionários. Sem dúvida, o foco no cliente sempre foi o principal impulsionador das nossas ações como empresa e isso refletiu positivamente nos números de vendas da marca no ano passado”, relata Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA