Facchini

DHL inicia testes com Volvo FH Elétrico na Europa

Volvo/Divulgação
A DHL, um dos maiores operadores logísticos da Europa, e a Volvo Trucks confirmaram nesta semana o início de uma parceria para acelerar a introdução de caminhões pesados elétricos em operações de transporte regional na Suécia. 

A partir de março, um Volvo FH Elétrico com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 60 toneladas irá operar entre dois terminais logísticos da DHL na Suécia, percorrendo uma distância de 150 km entre as cidades de Gotemburgo e Jönköping. Essa será a primeira vez que a marca empregará o modelo em uma operação pesada com uma distância relativamente maior. Até então os modelos elétricos Volvo vinham sendo empregados apenas em distâncias mais curtas, dentro de cidades e em áreas urbanas.

De acordo com a montadora sueca, os testes vão fornecer dados que ajudarão a otimizar o equilíbrio entre as distâncias cobertas, peso da carga e pontos de recarga em operações diárias de transporte rodoviário.

O início das operações com o Volvo FH elétrico reforça as ações da DHL para reduzir para reduzir o impacto ambiental de sua operação, tendo a sustentabilidade como parte da estratégia da empresa. “Nossa meta é reduzir para zero todas as emissões relacionadas à logística. Números importantes já foram atingidos: a eficiência em CO2 de nosso Grupo já melhorou 35%, em comparação com 2007. Porém, precisamos de soluções tecnológicas inovadoras e parcerias fortes para permanecer nessa jornada. Tenho certeza de que nossa forte cooperação com a Volvo Trucks, uma das maiores marcas de caminhões do mundo, nos ajudará a alcançar nossas ambiciosas metas ambientais”, diz Uwe Brinks, CEO da DHL Cargas.

O ramo dos transportes está mudando rapidamente e ser sustentável é uma vantagem comercial cada vez mais importante para nossos clientes. Oferecemos soluções em transportes eficazes, que ajudam numa transição mais rápida para combustíveis de origem não fóssil, como a energia elétrica. Temos uma longa relação com a DHL. Seu conhecimento amplo e global em logística nos permite estudar as condições necessárias para progredir com essa mudança de tecnologia, adaptando-a para atender as necessidades dos clientes e de seus diversos tipos de operações,” afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.


Volvo avança na eletrificação
Atualmente, a Volvo já produz em série os modelos Volvo FL Electric e Volvo FE Electric para distribuição urbana. Recentemente a DHL colocou um dos novos Volvo FL Electric em operação em Londres, o primeiro caminhão da marca 100% elétrico para distribuição urbana no Reino Unido.

Ao final de 2020, a Volvo Trucks iniciou as vendas do modelo VNR Electric na América do Norte. Ainda este ano terão início as vendas da linha de caminhões elétricos pesados da marca na Europa. “Nosso compromisso é ter toda nossa linha de caminhões livre de combustíveis fósseis até 2040”, conclui Roger Alm.

Volvo/Divulgação
Com informações: Volvo

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA