Facchini

Última fase da 29ª Gincana do Caminhoneiro tem início em Betim/MG

GDC/Divulgação
6 de janeiro é Dia de Reis, data importante para os cristãos, que celebram a visita dos reis magos ao menino Jesus. Mas, independentemente da crença, em 2021 também será dia de celebrar o início da última fase da 29ª Gincana do Caminhoneiro, maior ação itinerante das rodovias brasileiras, que irá realizar o sonho de um estradeiro de ganhar um caminhão IVECO Tecto zero km.

Durante os dias 6 e 7 de janeiro, o Posto Barra Sete  – km 485,2 da BR 381 (Fernão Dias), em Betim/MG – será palco da 73ª etapa da ação, que está na estrada desde meados de junho, unindo os postos Petrobras da Rede Siga Bem e a IVECO em prol de tornar o dia a dia do caminhoneiro mais leve, proporcionando a eles a oportunidade de fazer um check up rápido e ainda testar suas habilidades no volante, proporcionando-lhe experiências que possam ajudá-lo a enfrentar os desafios na estrada. Tudo dentro dos mais rigorosos protocolos para evitar a disseminação e contágio do Coronavírus.

A iniciativa - que conta com apoio da o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura –  inclui um circuito de saúde, no qual é medida a temperatura e realizadas ações preventivas para detectar possíveis doenças silenciosas, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município).


Há também uma pista montada na arena do Posto Barra Sete, onde o caminhoneiro recebe instruções sobre as práticas de higienização da cabine do caminhão, condutas fundamentais para evitar contaminação frente à pandemia. Feito isso, o participante tem a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, num zigue-zague entre cones, evitando os obstáculos e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

O motorista mais habilidoso em Betim  inaugura as classificações da quinta semifinal da temporada, quando os melhores tempos da 73ª a 90ª etapa estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo, através da apresentação de comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

FONTE: GDC

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA