Facchini

IVECO é a marca de caminhões que mais cresceu no Brasil em 2020

IVECO/Divulgação
Na contramão do cenário desafiador imposto pela pandemia de Covid-19 (Coronavírus), a IVECO chegou ao fim de 2020 se destacando mais uma vez dentre as montadoras de caminhões do Brasil. Com um incremento de 30% nas vendas em relação a 2019, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a montadora se tornou a marca que mais cresceu no país.

“Esses são os primeiros resultados do novo momento que a marca atravessa no País. É a consolidação de todo um trabalho estratégico que inclui fortes investimentos, melhorias de qualidade técnica e ampliação e renovação do line-up nos últimos anos”, afirma Márcio Querichelli, líder da IVECO para a América do Sul.

Em 2020 a marca lançou o novo IVECO Daily que chegou para reafirmar o sucesso da linha no segmento de leves e se manter como ‘referência’ em sua categoria no Brasil. Destaque para a permanência da robustez, conforto e a versatilidade, atributos combinados com o melhor custo operacional para o cliente e uma nova cabine inspirada no design europeu. Somente no segmento de chassi, a IVECO cresceu 29% em vendas e alcançou um market share de 37,5%.


Já no segmento de caminhões médios, os modelos Tector de 9 e 11 toneladas, apresentados em 2019, se mantiveram em uma posição de destaque, graças ao nível elevado de conforto com grande versatilidade de cabines, diversas opções de motorização e entre-eixos, características que garantiram a marca uma participação de 7% na categoria. “Esses lançamentos nos tornaram mais competitivos nos segmentos de leves e médios e completaram o nosso portfólio de produtos. Nos tornamos ainda mais fortes, dos leves aos pesados”, afirma Ricardo Barion, diretor comercial da IVECO.

Nos semipesados, segmento que compreende os caminhões com PBT acima de 17 toneladas, a marca registrou um crescimento de 46%. Com a linha Tector, a mais completa do mercado, com caminhões que vão de 9t até 30t (versão 8x2), a IVECO oferece caminhões prontos para qualquer desafio, com dirigibilidade, cabine confortável e o melhor câmbio automatizado da categoria. 

Já a linha de extrapesados da montadora italiana, composta atualmente pelos modelos Hi-Road e Hi-Way também passou a contar com novidades. Além de pequenas alterações no design, os modelos passam a contar a partir deste ano de 2021 com o novo serviço de conectividade: o IVECO Connect. A novidade monitora, constantemente, o desempenho do motorista e as funções do veículo, e envia as informações para uma sala de controle, localizada no complexo industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG) e que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. No local as informações recebidas pelos dispositivos são tratadas e antecipam as demandas dos clientes em um eventual problema com o produto, contatando o motorista e sugerindo soluções.



Investimento em atendimento
Com foco no cliente, a IVECO também investiu na ampliação de sua rede de atendimento e encerrou 2020 com 77 pontos no País, entre concessionárias e pontos assistenciais. Somente no último ano foram inauguradas 12 unidades em todo o Brasil.


E para se aproximar ainda mais dos caminhoneiros autônomos e transportadores que continuaram movimentando cargas pelas estradas brasileiras em 2020, a IVECO reforçou a Central de Atenção ao Cliente com o lançamento de um canal via WhatsApp (31-21072355) para mais rapidez e agilidade no contato com a marca.

“Durante a pandemia, nos mantivemos próximos dos clientes, renovando compromissos. Também buscamos e conquistamos novos clientes. Nosso time está pronto para manter a IVECO em alta. Em 2020, ampliamos nosso portfólio de produtos, serviços e canais de contato com a marca. Manteremos nosso foco no cliente para crescer ainda mais”, afirma Barion.

Na avaliação da marca, a perfeita combinação entre um portfólio completo e uma ampla gama de ações no pós-venda, proporcionou o resultado esperado: aumentar a participação de mercado de forma ‘equilibrada’, com o objetivo de proporcionar ao cliente excelência em produtos e serviços. “E, em 2021, mais novidades estão por vir. A IVECO continuará inovando em termos de novas tecnologias, serviços e muito mais”, finaliza Querichelli.

Com informações: IVECO
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA