Facchini

Scania R 440 é o caminhão seminovo que menos desvaloriza no Brasil

Scania/Divulgação
Seis anos consecutivos de produção, mais de 34 mil unidades comercializadas em todo o Brasil e o título de caminhão mais vendido pela Scania no país. Sem dúvidas o modelo R 440 se tornou um verdadeiro marco na história da montadora e do transporte rodoviário de cargas brasileiro.

Passados dois anos da produção e entrega do último exemplar, o Scania R 440 segue colhendo os frutos dessa trajetória de sucesso. Neste mês, a versão 6x4 do extrapesado foi reconhecida como o seminovo mais valorizado na categoria de Pesados do Prêmio Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais 2020, promovido pela Autoinfome.

Na sexta edição da premiação que avalia quanto os veículos zero quilômetro custavam e quanto passaram a custar após três anos de uso, período de tempo em que geralmente acontecem as renovações de frota, o Scania R 440 6x4 registrou um índice de depreciação de apenas 16%, número abaixo do registrado inclusive para outras categorias de caminhões mais leves. 


“O R 440 nasceu junto com a necessidade de atender o Conama P7, conhecido como Euro 5, e de 2012 pra cá ele colecionou grandes números do mercado de transporte pesado. Em 2013 já foi o mais vendido da indústria de todo o setor e dali em diante ele chegou a ser quatro vezes o caminhão pesado mais emplacado do Brasil, sendo por três vezes o maior veículo da indústria. Esse reconhecimento vem por uma combinação da cabine R com um motor de 13 litros nos 440 cavalos com alto torque entregando para o mercado uma versatilidade gigantesca e uma capacidade de atender praticamente todos os setores de transporte. Não tinha desafio que ele não encarasse. Esse prêmio é fundamental para o momento da aquisição: consumo de combustível, seguridade e conforto do motorista, e lógico, o retorno do investimento para o investidor alguns anos depois, para que ele tenha a garantia de que ele consegue fechar o TCO dele”, explica Wagner Tillmann, Gerente de Vendas de Soluções da Scania Brasil.

O substituto
Com a chegada da nova geração de caminhões Scania ao Brasil, o icônico R 440 deu lugar ao R 450, sucessor que além de carregar todos os atributos que consagraram a versão anterior, também elevou os padrões de conforto, disponibilidade, economia, robustez segurança e tecnologia embarcada.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA