Facchini

Randon New R

Petrobras anuncia aumento de mais 5% no preço do óleo diesel

IVECO/Divulgação
Após 14 dias sem alterações, a Petrobras voltou a elevar o preço do óleo diesel nas refinarias de todo o país. Somente em 2020, o combustível já acumula 26 reajustes, sendo 11 aumentos e 15 reduções de preços.

De acordo com a petroleira, à 0h desta quinta-feira, 27 de novembro, entrou em vigor um aumento médio de 5% no preço do litro de óleo diesel, cerca de R$ 0,0899 por litro, passando para R$ 1,85 nas refinarias de todo o país.

O novo aumento ocorre em meio à forte alta nos preços do petróleo no mercado internacional, impulsionada pelas expectativas de uma vacina contra a Covid-19 e por perspectivas de uma transição de governo mais tranquila nos Estados Unidos.

“Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, explica a estatal.

Preço nas bombas
A decisão de aumentar ou não o preço do óleo diesel nas bombas, após o novo reajuste promovido pela Petrobras, dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA