Facchini

Randon New R

Complexo Industrial da IVECO completa 20 anos de história no Brasil

IVECO/Divulgação
Há exatos 20 anos, a IVECO escolhia a cidade de Sete Lagoas (MG) como base das operações na América do Sul, ao inaugurar um complexo industrial. Desde então, a marca vem construindo uma trajetória operacional que se destaca pela tecnologia e inovação no desenvolvimento, produção e testes de veículos comerciais, veículos para o transporte de passageiros e veículos de defesa. 

Inicialmente as atividades no município mineiro se concentraram na produção de veículos leves e posteriormente também passaram a abranger os veículos médios e pesados, além de chassis de ônibus. Em 2013, o complexo industrial passou a contar com mais uma importante estrutura, uma unidade dedicada exclusivamente a produção de veículos de defesa.

Já em 2015, o complexo industrial da IVECO em Minas Gerais conquistou novamente uma posição de destaque no continente ao inaugurar um gigantesco campo de provas em um espaço de 300 mil metros quadrados. Desde a inauguração, já foram realizados aproximadamente 4 mil testes por meio de 342 protótipos que enfrentaram intensas avaliações de resistência e de durabilidade que comprovaram a operacionalidade em situações reais de uso. 

Resultado de investimentos na faixa de R$ 570 milhões, a unidade fabril hoje é um exemplo mundial de eficiência pelo alto nível de flexibilidade produtiva. “Desde o início da operação produzimos aproximadamente 400 mil unidades de caminhões. Destaco também a expertise da marca envolvida na produção de cabines”, afirma Izidro Penatti, diretor do Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas. 


Outro ponto de grande destaque da unidade fabril é o planejamento baseado em um dos mais elevados padrões da indústria de fabricação global para o gerenciamento integrado de fábricas e processos de produção, o World Class Manufacturing (WCM), que significa Produção de Classe Mundial. “É um sistema estruturado em pilares com base na melhoria contínua, projetado para eliminar os desperdícios e as perdas no processo de produção por meio da identificação de objetivos e metas, como zero acidentes, zero defeitos, zero avarias e zero desperdício”, explica Izidro. 

A estrutura da marca no Brasil também conta com o Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP), primeiro centro do tipo construído fora da Europa e que reúne mais de 150 profissionais, entre engenheiros, projetistas e técnicos, sendo responsável pelas inovações no portfólio comercializado na América do Sul. “A área é fundamental no plano estratégico para desenvolvermos e criarmos veículos pensando nas necessidades e nos diferenciais de cada mercado em que a montadora atua”, afirma Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul. 

“Já temos uma base sólida no Brasil, que foi responsável por um crescimento sustentável da marca. Agora, olhamos para frente projetando um futuro de investimentos e muitas novidades que serão produzidas na fábrica da IVECO e, em breve, estarão à disposição dos clientes que atuam no segmento do transporte”, finaliza Márcio. 

IVECO/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA