Facchini

Castrol anuncia entrada no mercado de caminhões

Castrol/Divulgação
A Castrol, um dos principais fabricantes de lubrificantes premium do mundo, anuncia sua entrada no mercado de lubrificantes para veículos comerciais no Brasil com o lançamento da linha Castrol CRB, marca referência de óleo de motor, além de graxas, fluidos para transmissões e fluidos hidráulicos. A partir do conceito global da marca “Vida longa e saudável do motor”, a estratégia do lançamento é aproximar a Castrol dos caminhoneiros para comunicar a nova linha. A campanha dará atenção e prestará informações ao caminhoneiro sobre saúde e bem estar pessoal bem como dicas de manutenção do veículo por meio dos canais online e offline.

A partir de novembro os conteúdos serão transmitidos por meio de especialistas de cada área, com o apoio de um time de influenciadores do segmento. Por três meses, serão desenvolvidas ações diversas como lives, stories, boletins informativos e divulgação de conteúdos educativos nas redes proprietárias da Castrol e de parceiros.  

“A Castrol sabe da responsabilidade que tem ao informar e priorizar a saúde do motorista de caminhão. Nosso papel é abastecer esse público com conteúdo relevante, dicas de saúde e bem estar e informações para correta manutenção do veículo e proteção ao motor”, explica Deborah Sciamarella, gerente de Marketing da Castrol no Brasil.

O foco da Castrol em auxiliar na saúde do caminhoneiro vem de dados da CNT, Confederação Nacional de Transportes, que afirmam que apenas cerca de 35% destes profissionais realizam exames preventivos para cuidar da saúde. “O estilo de vida do caminhoneiro pode impactar na sua saúde devido à má alimentação, à falta de exercícios físicos e a problemas emocionais por estar longe da família. Dessa forma, queremos lembrá-lo sobre a importância desses cuidados”, complementa Deborah.

Grande parte da campanha será por canais digitais. Segundo a CNT, 90,6% dos caminhoneiros acessam a internet diariamente,  68% acessam as redes sociais e 98% possuem WhatsApp. Por isso, as redes sociais da Castrol terão conteúdos voltados aos caminhoneiros com dicas de saúde e proteção ao motor.

A campanha vai contar também com um time de influenciadores para ampliar a voz da Castrol nas redes sociais, destacar e ressaltar a qualidade dos produtos, e dar relevância aos cuidados com a saúde do caminhoneiro. Também terão grupos no WhatsApp para divulgar conteúdos para este público, com dicas de exercícios, de alongamento, medidas preventivas etc. Para o offline, outdoors nas principais rodovias, rádio em cidades de grande circulação de carga e ativação em transportadoras e operadores logísticos.


Com a linha CRB de lubrificantes para caminhões, a Castrol vai aumentar a competitividade e fortalecer a marca no mercado, além de oferecer um portfólio completo em todos os segmentos.

A nova linha Castrol CRB é composta por dois produtos para motor: o Castrol CRB Multi 15W-40 CH-4, um óleo versátil, econômico e que atende à diversos tipos de veículos. Possui elevado poder de limpeza, removendo e dispersando de forma eficaz as partículas de fuligem. Também contém antioxidantes de alta performance,  que interrompem as reações químicas e evitam o engrossamento do lubrificante, tudo isso para proporcionar uma vida longa e saudável do motor. Já o Castrol CRB Turbomax 15W-40 CI-4 E7, lubrificante mais robusto, traz a tecnologia DuraShield Boosters, exclusiva Castrol, que forma uma película protetora nas partes metálicas do motor, além de impedir o acúmulo de fuligem. Com esta tecnologia, prolonga em até duas vezes mais a vida útil do motor. O Castrol CRB Turbomax 15W-40 CI-4 E7 atende às modernas e rigorosas especificações da indústria API CI-4 / SL, ACEA E7 e possui aprovações das maiores montadoras do caminhões mercado como Mercedes Benz, VW man, Volvo e Cummins, entre outras.

Os novos produtos da Castrol para veículos comerciais serão vendidos pelos distribuidores da Castrol e distribuídos nas autopeças, truck centers, postos de combustíveis, mecânica de caminhão, super trocas, autosserviços e demais canais de venda e trocas de óleo.

Dados de mercado
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a frota brasileira de caminhões soma cerca de 9 milhões de veículos. O transporte de cargas, alimentos e produtos no Brasil é feito, em sua maioria, por caminhões que percorrem as rodovias brasileiras diariamente. Há cada vez mais caminhões nas estradas, segundo a federação. Um levantamento recente apontou um aumento na venda de caminhões em 102%, de 2016 a 2019.

O cenário do mercado de lubrificantes para veículos a diesel também foi determinante para o investimento da Castrol em óleos para caminhões. Um estudo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) indicou que  lubrificantes para veículos a diesel representam 36% do total, uma fatia bastante expressiva. O volume de lubrificante consumido por veículos pesados é muito relevante. Normalmente a necessidade da troca de óleo nos veículos comerciais é mensal, por conta do uso do veículo que fica em média 12 horas / dia em funcionamento. Além disso, o volume de óleo no cárter é bem maior do que nos de carros de passeio, com capacidade de 20 a até 44 litros. 
  
FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA