Facchini

Randon New R

Saúde no trecho de Cachoeira dos Índios/PB, com a chegada da Gincana do Caminhoneiro

GDC/Divulgação
Num momento em que se fala em retomada econômica, estradeiros de passagem pelo extremo oeste do estado da Paraíba, nas imediações de Cajazeiras e mais especificamente na cidade de Cachoeira dos Índios, têm um motivo a mais para celebrar a chegada do mês de outubro.

Nos dias 7 e 8, o Posto Cachoeira – localizado na BR 116, km 435,7  – abre suas portas para uma das comitivas da 29ª Gincana do Caminhoneiro, que chega para instalar a 48ª etapa da edição, com o objetivo de proporcionar aos transportadores rodoviários de carga que trafegam pela região a oportunidade de checar suas condições de saúde e rever suas condutas para manter o Coronavírus distante de si e daqueles que estão ao seu redor, mantendo-se saudável para enfrentar os desafios das estradas.

Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, um circuito de saúde será instalado para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade).

Destaque para orientações preventivas de combate ao contágio e disseminação do Coronavírus, que enfatizam a importância do distanciamento físico, uso constante de máscaras, quando trocá-las e como fazer a limpeza das mesmas, lavagem das mãos sempre que possível, uso de álcool gel, e outras atitudes que devem ser incorporadas ao dia a dia na estrada.


Além dos cuidados pessoais, os participantes da etapa da Gincana do Caminhoneiro em Cachoeira dos Índios serão instruídos sobre a necessidade de fazer a desinfecção de pontos estratégicos da cabine que possam ficar vulneráveis à contaminação a cada vez que entrar e sair dela. Como complemento da iniciativa, depois de aprender na prática como fazer isso, ele tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante. Para isso, deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista.

A destreza do caminhoneiro no percurso pode torná-lo um candidato a ganhar um caminhão IVECO Tector Zero Km. É que em cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom (zigue-zague entre cones)  – o que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado pra uma semifinal (neste caso, a terceira), na qual terá a chance conquistar uma vaga para a grande final, que premiará o vencedor com o cobiçado prêmio.

Para participar da 29ª Gincana do Caminhoneiro – que conta com patrocínio dos postos Petrobras da Rede Siga Bem e da IVECO - , o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E.

Quanto ao teste de habilidade, embora ele seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

FONTE: GDC

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA