Facchini

Mercedes-Benz Actros passa a contar com dois novos recursos de segurança na Europa

Mercedes-Benz/Divulgação
A Mercedes-Benz não tem medido esforços para se manter na vanguarda da segurança veicular, especialmente no transporte rodoviário de cargas. Prova disso, é o recentemente investimento de centenas de milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento de novos recursos de segurança para caminhões, como por exemplo para a linha Actros europeia.

A partir de junho de 2021, o extrapesado premium europeu passará a contar com dois inéditos recursos que priorizam a assistência de motoristas e a segurança dos demais usuários das vias, especialmente em locais com grande circulação de ciclistas e pedestres. São eles, o Active Sideguard Assist (Assistente de Ponto Cegocom função de frenagem automatizada e Active Drive Assist 2 (Assistente de Direção) com função de parada de emergência automática.

Segundo a Mercedes-Benz, situações de manobras ou conversões em grandes centros urbanos, exigem uma atenção redobrada dos motoristas à uma série de fatores, como por exemplo, obstáculos, tráfego no sentido contrário, pedestres e ciclistas. Diante desta realidade, o Assistente de Ponto Cego exerce um papel fundamental de apoio ao alertar sobre obstáculos ou pessoas do lado oposto ao motorista, mas em determinadas situações, esse alerta pode não ser suficiente para se evitar um acidente. 


Atenta este fato, a montadora alemã aprimorou o sistema de alerta e incorporou uma função de frenagem automática, capaz de atuar em velocidades de conversão de até 20 km/h e em situações em que motorista não responda aos alertas de obstáculos no ponto cego. Com isso, a Mercedes-Benz se torna a primeira fabricante de caminhões a oferecer este recurso.

E com foco em situações ainda mais extremas, como por exemplo, problemas de saúde que impeçam o motorista se de envolver ativamente na direção, o sistema Active Drive Assist 2 (Assistente de Direção) passará a contar com uma função de parada de emergência automática. Segundo a montadora alemã, a tecnologia funcionará da seguinte forma, caso o motorista não responda aos alertas após 60 segundos, mesmo após vários avisos, o sistema iniciará a frenagem do veículo e acionará as luzes de  emergência para alertar os demais motoristas da via.

Os novos recursos se juntam aos já conhecidos sistemas Active Brake Assist (ABA 5) e MirrorCam.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA