Facchini

Magirus apresenta TLF AirCore, novo veículo de combate a incêndio

Magirus/Divulgação
A Magirus apresenta ao mercado o novo veículo de combate a incêndio, o TLF AirCore, que combina a tecnologia AirCore - tecnologia de névoa de água -   e um dispositivo de elevação, com um recipiente para agente extintor de 3.500 litros, montado em um chassi especialmente adaptado para off-road. 

Com aproximadamente 3,4 metros de altura, largura de 2,5 metros e comprimento total de menos de 7 metros, com uma distância entre os eixos de apenas 3.690 mm, o TLF AirCore é compacto e fácil de manobrar. A robustez necessária é proporcionada por um chassi IVECO Eurocargo FF150-32WS impulsionado pelo motor FPT Industrial, com potência de 320 cv, transmissão Allison e sistema Automatic Drivetrain Management (ADM) de nova geração, que controla todos os sistemas de tração do veículo com a vantagem de transferir, automaticamente, 100% do torque. 

O conjunto está em conformidade com os mais recentes padrões de emissão de poluentes (EURO VI) com tecnologia de pós-tratamento de exaustão passiva HI-SCR, que evita a limpeza do sistema de exaustão durante a operação. 

“Devido à coordenação ideal entre chassi, superestrutura e tecnologia de extinção de incêndios, o TLF AirCore atende a todos os requisitos de desempenho e segurança ideais para as aplicações off-road. Para atingir o centro de gravidade mais baixo possível, por exemplo, o tanque foi rebaixado e, ao mesmo tempo, foi dada atenção a uma distribuição de massa com a máxima uniformidade possível entre os eixos”, afirma Rodolfo Xavier, Gerente de Vendas Magirus para a América do Sul, Central e Caribe 


Por conta da distância ao solo de 390 milímetros com pneus simples, o veículo domina com facilidade grandes ângulos de rampa e encostas e tem uma alta capacidade de travessia de até 860 mm. Além da função “pump & roll” (bombeia enquanto se move), a autoproteção garante a segurança máxima para a tripulação. Estão incluídos no abastecimento do agente extintor 300 litros de volume de autoproteção, 3 mil litros de água e 200 litros de agente formador de espuma. Os componentes são usados de forma otimizada graças ao AirCore e sua eficiente tecnologia de névoa de água.

A turbina AirCore MFT60-H pode ser elevada em até 800 milímetros e girada, ou inclinada, 360 graus por meio de um dispositivo de levantamento. O desempenho do AirCore, com uma vazão de até 6 mil litros por minuto, permite distâncias máximas de lançamento e grandes profundidades de penetração em aplicações industriais e combate a incêndios em vegetação. Também é possível o uso de agentes umectantes. Um novo monitor adicional no AirCore, junto com a turbina, garante que sejam propagadas diferentes quantidades de água em direções diversas, garantindo assim a máxima flexibilidade. Toda essa tecnologia de extinção de incêndios do TLF AirCore é controlada a partir da cabine do motorista, oferecendo proteção máxima aos bombeiros. 

Compartimentos espaçosos para equipamentos, sistema de dosagem de espuma CaddiSys NetzMix (tecnologia Magirus), uma bomba de alta pressão e parte elétrica protegida contra calor complementam o conceito do veículo. Além disso, há vários opcionais disponíveis, como um sistema de controle de pressão dos pneus, guinchos ou uma cabine de pressão positiva. Com a ajuda de um reboque, a capacidade dos agentes extintores pode ser aumentada ainda mais, permitindo que o veículo opere de forma autônoma por até 20 minutos. Isso representa possibilidades anteriormente indisponíveis para um combate eficaz a incêndios na vegetação. 

Magirus/Divulgação
FONTE:
Magirus

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA