Facchini

Randon New R

Scania pode reconquistar título de caminhão mais potente do mundo com V8 de 770 cv

A clássica disputa pelo título de caminhão mais potente todo mundo, marcada principalmente por uma disputa acirrada entre as duas principais montadoras suecas, está prestes a ser retomada após nove anos. Ao que tudo indica, a Scania está muito próxima de apresentar uma inédita versão da icônica linha de motores V8. 

Flagrantes recentes divulgados pela imprensa especializada europeia, apontam para a chegada de uma versão de 770 cavalos potência do clássico motor de oito cilindros em V, superando em 20 cv o consagrado Volvo FH 750, atual detentor do título.

Além dos dois modelos 770 S flagrados no velho continente, declarações da própria marca em 2019, sobre o futuro da motorização V8, também sinalizaram a chegada de novidades. Segundo a Scania, manter o conceito King of the Road tendo como base os motores V8, é algo que será mantido por muitos anos. "A lenda, incluindo seu ronco característico, continuará viva, muito além dos primeiros 50 anos, e provavelmente será ainda mais poderosa do que os atuais 730 cv", revelou a marca na época durante as comemorações de 50 anos da motorização.

LEIA: Especial Scania V8 50 anos: Conheça a história do lendário Rei da Estrada


Entretanto, vale lembrar que a apresentação de um novo V8, superando os atuais 730 cv oferecidos pela marca, não se resume apenas a uma tentativa de reconquistar o título de caminhão mais potente do mundo. Mas também vai de encontro com as novas configurações e demandas do transporte europeu, especialmente na Finlândia e Espanha, dois países que seguem estudando a liberação de combinações de veículos de carga cada vez maiores, superando os 30 metros de comprimento e as 100 toneladas de PBTC.

A expectativa era de que o Scania mais potente fosse apresentado neste mês de setembro, durante a 68ª edição do IAA Commercial Vehicles, entre os dias 24 e 30 de setembro em Hannover, Alemanha. Entretanto, o avanço da pandemia de Covid-19 (Coronavírus) acarretou o cancelamento do mais tradicional salão de veículos comerciais do mundo. 

Sem uma data oficial ou um posicionamento da montadora sueca, entusiastas da marca, transportadores e curiosos seguem na expectativa de que as especulações e flagrantes se concretizem nos próximos meses.

TEXTO: Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA