Facchini

FPT Industrial apresenta motor a gás natural mais potente do Brasil

FPT Industrial/Divulgação
Líder no segmento de propulsores movidos a gás natural, a FPT Industrial, marca da CNH Industrial, acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro o motor de seis cilindros movido a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano mais potente do país, o FPT Cursor 13 Gás Natural.

Com 460 cv de potência e torque máximo de 2000 Nm a 1100 rpm, a nova unidade de força chega ao país com a promessa de entregar uma expressiva de redução de até 20% nos custos com combustível, quando comparado com uma versão a diesel equivalente. Além disso, o novo propulsor também se destaca pelo baixo nível de ruído.

“Estamos sempre a frente no desenvolvimento de powertrain associado a combustíveis alternativos. Com o FPT Cursor 13, trazemos ao mercado brasileiro um produto que carrega toda a tecnologia da marca em gás natural. Nosso trabalho tem como objetivo proporcionar máxima eficiência aliada aos menores custos operacionais, pensando em um futuro mais verde”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.


Sucesso indiscutível na Europa, o FPT Cursor 13 Gás Natural é o primeiro motor on-road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos operacionais. Destaque para a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, que garante alta performance e rendimento para o transporte rodoviário de cargas e passageiros. A motorização conta ainda um sistema de pós-tratamento por meio de um catalisador de três vias, compacto e sem necessidade de manutenção, que proporciona carga útil otimizada e melhor aproveitamento de espaço, permitindo assim a instalação de tanques de combustível mais espaços.

Atualmente a FPT Industrial conta com um portfólio completo de motores a gás natural de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), que equipam, no mercado aberto, veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus em diferentes aplicações.

FICHA TÉCNICA
FPT Cursor 13 Gás Natural
Cilindrada: 12.9L
Potencia [cv]: 460 @ 1900 rpm
Torque [Nm]: 2000 @ 1100 rpm
Número de cilindros: 6
Número de válvulas por cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor
Injeção: Multiponto estequiométrica
Diâmetro X curso [mm]: 135 x 150
Dimensões C/L/A [mm]: 1.610/1.027/1.178
Combustível: Gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano
Peso [Kg]: 1240

TEXTO: Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA