Facchini

Volvo Construction Equipment exporta 50 caminhões articulados

Volvo/Divulgação
Os impactos da pandemia de Covid-19 (Coronavírus) não impediram a divisão brasileira da Volvo Construction Equipment de cumprir importantes contratos. Prova disso é a exportação de 50  de caminhões articulados modelo A30G para o continente Europeu. As primeiras unidades já estão sendo embarcadas no porto de Santos (SP) e as entregas seguem até setembro.

Integrada ao sistema de produção global da marca e com forte perfil exportador, a unidade da Volvo em Pederneiras (SP), foi acionada para suprir a demanda do mercado europeu após a interrupção temporária da produção na unidade sueca.

“Somos reconhecidos por nossa flexibilidade industrial e alta qualidade. Estamos totalmente preparados para atender às necessidades de qualquer mercado Volvo no mundo”, afirma Wladimir Garcia, vice-presidente de operações industriais da Volvo CE na América Latina.

De acordo com companhia, as unidades do Volvo A30G seguirão para seguirão para a Noruega, Inglaterra, Polônia, Alemanha, Bélgica, França e também Israel, no oriente médio. “Devido ao alto valor agregado deste tipo de máquina, esse volume de 50 caminhões articulados é bastante expressivo”, argumenta Massami Murakami, diretor de planejamento estratégico da Volvo CE na América Latina.

Essa não é a primeira vez que a fábrica brasileira é acionada para atender mercados não habituais. “Em 2017 já havíamos exportado caminhões articulados para a Europa. A excelente qualidade dos nossos produtos, apontado por auditorias globais da Volvo, tem sido também reconhecida pelos clientes do mundo todo”, assegura Garcia. 

Atualmente a Volvo é a única marca a fabricar caminhões articulados no Brasil, sendo esse produto homologado pelo Finame. Além do lote destinado ao velho continente, a unidades brasileira exporta caminhões articulados para os Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Oceania e para diversos países da América Latina, além de abastecer o mercado nacional. Segundo a marca, cerca de 50% dos equipamentos de construção fabricados pela Volvo no Brasil seguem para o exterior. Além de caminhões articulados, a planta do interior de São Paulo produz também pás-carregadeiras, escavadeiras e rolos compactadores.


Sobre os caminhões articulados
Criados pela Volvo há mais de cinco décadas, os caminhões articulados vêm revolucionando as grandes obras graças a extrema robustez e grande flexibilidade para operações em terrenos acidentados, chegando em locais onde caminhões convencionais não conseguem. Essas características asseguram grande eficiência operacional, especialmente em construções de barragens, hidrelétricas, complexos industriais, mineração, rodovias de alto tráfego etc.

Referência mundial neste tipo de produto, a Volvo oferece atualmente modelos de 25 a 60 toneladas, produzidos parte na fábrica da matriz da marca em Braås (Suécia) e parte em Pederneiras.
Volvo/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA