Facchini

Novo Actros de 530 cv entra em operação na Botuverá

Mercedes-Benz/Divulgação
A Transportes Botuverá, empresa mato-grossense referência no transporte de produtos agrícolas, se tornou neste mês a primeira transportadora do país a receber uma unidade do Novo Actros 2653. O caminhão mais potente da Mercedes-Benz no mercado brasileiro, será empregado em testes operacionais no transporte de grãos.

“Missão dada é missão cumprida”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Durante um ano, o Novo Actros 2653 6x4 será utilizado nas operações da transportadora, a fim de demonstrar seus atributos de desempenho, economia, produtividade, robustez, avançada tecnologia, segurança e conforto para o motorista. “

“É um privilégio enorme para a Botuverá ser a primeira empresa de transporte do Brasil fazer testes de demonstração com o Novo Actros de 530 cavalos”, diz o diretor executivo Adelino Bissoni. “Isso já tinha acontecido anteriormente com o Novo Actros de outra faixa de potência. Agradeço a parceria com a Mercedes-Benz. É uma honra participar novamente de testes com caminhões da marca em nossas operações”.

Segundo o cliente, “recebemos o caminhão mais tecnológico que há no Brasil hoje e no mundo, com esse motor de 530 cavalos que se destaca pela potência e pela eficiência no consumo. É isso que a gente espera, porque o caminhão mais econômico hoje no mercado é o Mercedes-Benz”, atesta Adelino Bissoni.

Atualmente a Transportes Botuverá conta com uma frota própria superior a 180 veículos e 2 mil transportadores agregados, especializada no transporte de grãos, fertilizantes e defensivos, pluma de algodão, açúcar, combustível e outros.


Motorização inédita
Equipado com o inédito motor OM 471 de 530 cv e torque de 2.600 Nm, combinado com câmbio automatizado G291, nova aerodinâmica com disponibilidade de defletores, inédito sistema de retrovisores com câmeras digitais MirrorCam, piloto automático preditivo e disponibilidade suspensor de eixo na versão 6x4, o novo Mercedes-Benz Actros 2653 pode garantir uma redução de até 12% no consumo de combustível, o que se traduz em mais rentabilidade aos transportadores.

“Esse novo motor é mais um marco para a Mercedes-Benz no Brasil. Nós fomos até as instalações dos clientes e percebemos que para realizar algumas operações rodoviárias específicas, eles precisavam de um motor mais potente e econômico. Dessa forma, desenvolvemos o OM 471, que oferece alto torque com baixa rotação, redução no consumo de combustível e baixo custo operacional durante seu ciclo de vida devido a longos intervalos de manutenção”, ressalta Leoncini.

A nova motorização se destaca ainda pelo sistema de injeção eletrônica CDI (Common-Rail) X-Pulse com multiplicador de pressão, que se caracteriza pelo volume de 13 litros, 6 cilindros em linha e duplo comando de válvulas DOHC (2 de admissão e 2 de escape por cilindro).

Além da alta potência e rentabilidade operacional, o novo motor Mercedes-Benz OM 471 também garante aos transportadores maior segurança, graças ao sistema de alta performance do freio-motor com 560 cv de potência de frenagem, a maior do mercado, dispensando assim o uso de retarder, e proporcionando menor custo de aquisição, manutenção e peso.

O novo motor OM 471 passa a equipar o Novo Actros 2553 LS 6x2 e o 2653 LS 6x4 (cavalos-mecânicos com suspensão pneumática) e também o 2653 S 6x4 (cavalo-mecânico com a nova suspensão metálica tuftrac).
Mercedes-Benz/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA