Facchini

IVECO se torna a primeira montadora homologada para a produção de caminhões a gás na Argentina

IVECO/Divulgação
A IVECO, marca do Grupo CNH Industrial, se tornou a primeira montadora da Argentina a conquistar o certificado de homologação para a produção caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC). A licença (LCM - Model Configuration License) foi conquistada pelo modelo Tector 160E21, o primeiro integrante da linha “Natural Power” a ser produzido no país sul-americano.

"Com uma história de mais de 20 anos desenvolvendo e comercializando veículos movidos a energia limpa na Europa, estamos orgulhosos de poder aplicar essa experiência e tecnologia na Argentina, um país com um grande potencial em termos de desenvolvimento de energia", afirmou Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul.

Com desempenho equivalente as versões a diesel, o novo Tector 160E21 movido a gás se destaca pela redução significativa de de gases poluentes e ruídos. Além disso, o modelo chega com a promessa de reduzir em até dois terços os custos operacionais, quando comparado com os modelos movidos a combustíveis fósseis.


“Nossos especialistas realizaram uma série de testes exaustivos para obter a certificação e alcançar o objetivo final de fabricar o primeiro caminhão movido a GNC na Argentina. Essa foi uma conquista importante para a marca que contribuirá para o desenvolvimento do país e da região no que diz respeito à sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, afirmou Querichelli.

Configurado com tração 4x2 e equipado com motor NEF 6, ciclo OTTO da FPT Industrial, de 210 hp e 750 Nm de torque, combinado com caixa de câmbio mecânica de seis marchas, o primeiro Tector GNC conta com uma autonomia de até 300 quilômetros, graças a presença de seis tanques de GNC, cada um com 80 litros de volume. Completam a lista de atributos do modelo, a suspensão parabólica dianteira, banco do motorista com suspensão pneumática e o interior moderno e ergonômico com a alavanca de transmissão integrada ao painel.

“O Tector GNC será uma das inovações de produção em nosso Polo Industrial em Ferreyra, na província de Córdoba, que retomará as atividades em agosto. Esta novidade acompanhará toda a nossa linha fabricada na Argentina, variando de veículos médios a caminhões extrapesados", concluiu Querichelli.
IVECO/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA