Facchini

Maior operador do Uruguai adquire frota de ônibus elétricos BYD

BYD/Divulgação
A BYD e a Abriley SA, distribuidora local do Uruguai e pioneira na eletrificação de transportes na América Latina, entregaram uma frota de 20 unidades de ônibus elétricos BYD de 12 metros à CUTCSA, o maior operador de transporte público urbano do país.

A cerimônia de entrega , que aconteceu na Plaza Independencia de Montevidéu, teve a participação do Dr. Luis Lacalle Pou, Presidente do Uruguai; do Sr. Luis Alberto Heber, Ministro dos Transportes e Obras Públicas; do Eng. Omar Paganini, Ministro da Indústria, Energia e Mineração; do Sr. Christian Di Candia, Prefeito da cidade de Montevidéu; do Sr. Juan Antonio Salgado, Presidente da CUTCSA e de outras autoridades nacionais emunicipais, de membros do conselho da CUTCSA, bem como de funcionários da BYD e da Abriley.

A entrega dos 20 ônibus é resultado de anos de trabalho e avaliações realizadas com a CUTCSA e autoridades locais. Os ônibus da BYD importados pela Abriley em 2013 serviram de base para a substituição de unidades dentro do Programa MOVES (Programa Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável e Eficiente), que busca trocar gradualmente os ônibus tradicionais movidos a diesel por elétricos.

O Sr. Juan Antonio Salgado mencionou que, apesar dos efeitos do COVID-19 no transporte público, a CUTCSA e o transporte público em geral estão olhando continuamente para o futuro. “Sabemos que tempos melhores virão e não podemos parar de implementar iniciativas que, no futuro, serão boas para todo o transporte e a cidade”, afirmou. O Sr. Salgado também citou que os ônibus elétricos ajudarão a eletrificar 100% dos veículos usados ​​hoje nas linhas CA1 e D1, que circulam nas áreas centrais da cidade de Montevidéu, reduzindo significativamente o ruído e a poluição do ar.


O Dr. Luis Lacalle Pou, Presidente do Uruguai, comemorou o impacto da iniciativa mesmo em tempos difíceis, mencionando que ela promove o cuidado com o meio ambiente para as gerações futuras, uma questão que geralmente é relegada, sem investimentos adequados. O presidente acrescentou que esse projeto de transporte ajuda a construir maior soberania, especialmente para um país como o Uruguai, que não é produtor de petróleo, mas é um forte gerador de energia.

Sr. Attie, Presidente da Abriley e distribuidor da BYD no Uruguai, não pôde comparecer ao evento devido às restrições causadas pelo COVID-19, mas expressou às autoridades nacionais do Uruguai seu imenso orgulho por um marco tão importante para o desenvolvimento do país. “Esse projeto começou quando a Abriley importou o primeiro ônibus 100% elétrico como distribuidor independente para a América Latina e hoje o Uruguai se torna um dos líderes da América Latina na eletrificação de seu transporte”.

A BYD continua a expandir suas operações na América Latina, seguindo um firme compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo. Seus veículos 100% elétricos estão operando com sucesso em muitos países da região, incluindo Chile, Colômbia, Argentina, Equador, Panamá e Brasil. Atualmente, os ônibus e táxis elétricos da BYD estão circulando em mais de 300 cidades em 50 países e regiões em todo o mundo.
FONTE: BYD
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA