Facchini

Randon New R

Dunlop atinge meta de produção de 1000 pneus por dia para veículos pesados no Brasil

Dunlop/Divulgação
A Sumitomo Rubber do Brasil, empresa japonesa detentora das marcas de pneus Dunlop e Falken, continua apostando no crescimento do mercado de caminhões e ônibus. A empresa acaba de implementar uma capacidade de produção de 1.000 pneus por dia no país, mais cedo do que o planejado, considerando a importância do mercado de pneus para caminhões e ônibus no Brasil.

Desde 2019, a Dunlop investe na produção nacional para o segmento de veículos pesados, com o objetivo de garantir um fornecimento maior de pneus para caminhões e ônibus voltados ao mercado brasileiro e, desta forma, minimizar os riscos ligados à importação desses produtos. Adicionalmente, a mundialmente conhecida tecnologia japonesa trouxe surpreendentes inovações em seu processo produtivo, sendo a primeira fábrica do grupo a adotar, em 100% de sua produção, um processo que revolucionou o método convencional de produção de pneus: a tecnologia TAIYO (Sun) System.

Desenvolvido pelo próprio Grupo Sumitomo Rubber, esse método inovador tem como principal diferencial a “produção de pneus sem emendas”, uma tecnologia única que contempla importantes diferenciais que superam o método de fabricação convencional adotado por outros fabricantes, proporcionando o que existe de mais moderno em tecnologia aos clientes brasileiros da marca.

Em 2019, com um investimento de R$ 312 milhões, a Sumitomo Rubber do Brasil inaugurou, em sua fábrica em Fazenda Rio Grande, Paraná, a produção de pneus da linha pesada com objetivo inicial de 500 pneus por dia, além da expansão da fábrica de pneus da linha leve. Logo na sequência, um novo investimento de mais de R$ 153 milhões foi feito com o objetivo de atingir a marca de 1.000 pneus por dia.


Graças à expansão na produção local, a marca está agora ainda mais preparada para garantir um fornecimento constante de pneus para caminhões e ônibus no país e atender as demandas desse segmento.

“Juntamente as tecnologias de produção do Grupo Sumitomo Rubber implementadas na fábrica de Fazenda Rio Grande/PR, a meta de produção atingida demonstra todo o esforço e comprometimento de nossos colaboradores. Nosso compromisso se mantém mesmo em momentos desafiadores como o que estamos vivendo mundialmente, para que nossos pneus possam calçar os veículos pesados que levam produtos essenciais para as pessoas em todo o país. Temos muito orgulho de ter atingido essa meta em abril”, diz Yoshinori Wakitani, Presidente da Sumitomo Rubber do Brasil.

Perfil da Fábrica no Brasil
Nome da Empresa: Sumitomo Rubber do Brasil Ltda.
Localização: Fazenda Rio Grande - Paraná
Representante: Yoshinori Wakitani (Presidente)
Início da operação: outubro de 2013
Estabelecimento: julho de 2011
Âmbito do Negócio: fabricação e venda de pneus para carros de passeio e caminhonetes
Capacidade produtiva: 16.800 pneus/dia
Nº de funcionários: 1.559

Perfil da Fábrica de Pneus para Caminhões e Ônibus
Início da produção: março de 2019
Espaço de Construção: Aprox. 13,400m2
Capacidade de Produção: 1.000 Pneus/Dia (atingidos em abril)
FONTE: Dunlop
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA