Facchini

Randon New R

Startup oferece suporte psicológico online gratuito para motoristas de caminhão

Considerados heróis, por seguirem seu trabalho tão importante mesmo em um momento de pandemia, os Motoristas de Caminhão têm recebido ajuda e apoio de diferentes formas. Todos os dias, ações como distribuição de refeições e de informações são realizadas, para ajudar na rotina de quem abastece o Brasil. Na mesma linha, uma Startup do Rio Grande do Sul decidiu oferecer um apoio igualmente importante, mas pouco lembrado: o apoio psicológico.

Anuska Ponzoni, responsável pela área de Cultura, Pessoas e Atendimento da Cargo Bank, e uma equipe qualificada de psicólogos estão atendendo os motoristas por telefone ou videochamada, oferecendo apoio/escuta online a esses profissionais que não podem parar. 

A ideia surgiu após Anuska, psicóloga há mais de 20 anos, assistir a um vídeo gravado por um motorista relatando sua solidão na estrada. “Ele começou a chorar e eu comecei a chorar junto. Surgiu então a ideia de oferecer um serviço de atendimento psicológico para estes profissionais, que muitas vezes são esquecidos e têm uma rotina de trabalho puxada, com sofrimentos diversos”, conta. Seis psicólogos já fazem parte do time, que não para de crescer e está aceitando novos voluntários.


O apoio emocional é  realizado de forma gratuita, online e sigilosa. Trata-se de um apoio situacional, ou seja, não é como uma terapia, que deve ser feita no longo prazo. “Buscar atendimento psicológico não quer dizer que a pessoa esteja doente. É uma forma de aliviar a tensão, os medos, que pode ajudar as pessoas a superarem os momentos de crise e não se sentirem tão sós”, explica Anuska.

O objetivo é seguir o projeto mesmo após o final da pandemia, vinculado à Cargo Bank. A empresa é uma fintech que presta serviços para as transportadoras por meio da emissão do Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT), que é obrigatório para as operações de transporte rodoviário de carga quando um motorista autônomo é subcontratado. Após emissão do CIOT, a Cargo Bank intermedia o pagamento do frete ao motorista autônomo por meio de uma conta digital e um cartão pré-pago bandeira VISA. Por fim, a Startup realiza a logística reversa dos documentos que comprovam a entrega aos clientes finais, conhecido como quitação. Para o segundo semestre, está previsto concessão de créditos às transportadoras e aos motoristas.

Os motoristas interessados em atendimento psicológico podem entrar em contato por meio de mensagem no WhatApp, clicando aqui.
FONTE: Divulgação
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA