Facchini

Randon New R

Falta de motoristas na Europa deve crescer 36% em 2020

Uma pesquisa realizada pela World Road Transport Organisation (IRU) com 965 transportadoras de 10 países europeus  (Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, República Tcheca), revelou dados alarmantes sobre a crescente falta de motoristas no velho continente. 

De acordo com o relatório da IRU, a escassez destes profissionais no segmento de transporte e logística deve subir de 23% em 2019 para 36% em 2020. Ainda segundo a entidade, a Polônia e a Romênia serão os dois dos países europeus mais impactados. Atualmente a Polônia registra um déficit de 22%, que deve crescer mais 15 pontos percentuais este ano. Já na Romênia a situação é ainda mais crítica. Em 2019, o país registrou uma escassez de 50% e em 2020 este número deve chegar a 62%.

A crescente falta de motoristas na Europa é justificada pelo grande desinteresse dos jovens em seguir a profissão, o longo tempo fora de casa e a falta de estruturas adequadas para descanso dos profissionais, especialmente aqueles que atuam em rotas internacionais. O desinteresse das mulheres na profissão também é apontado como um dos fatores para o déficit de profissionais. Atualmente, as mulheres representam apenas 2% do quadro de motoristas na Europa.


“Para incentivar mais mulheres e jovens a entrar na profissão, é essencial que sejam feitas melhorias para garantir melhores condições de trabalho. Também é necessário haver um maior envolvimento do Estado na facilitação de jovens para se tornarem motoristas qualificados e ajudá-los a superar os altos custos exigidos para treinamento e qualificações. Também é necessário alterar os regulamentos de transporte. Para usar as qualificações adquiridas, os alunos devem poder trabalhar. No entanto, os regulamentos somente permitem que eles façam isso após os 21 anos de idade. Existe o risco de que, antes de atingirem essa idade, comecem a trabalhar em outro lugar e não voltem a essa profissão. ” destaca Jan Buczek, Presidente da Associação Internacional de Transportadores Rodoviários na Polônia (ZMPD).

Quando se trata de motoristas jovens, 11% da força de trabalho na Polônia tem menos de 25 anos, enquanto na Romênia, a idade média dos motoristas é de 41 anos. Embora esses números sejam melhores do que as médias europeias - 7% dos motoristas europeus têm menos de 25 anos e a idade média dos motoristas comerciais é de 45 anos na Europa, ainda há muito a ser feito quando se trata de aproximar a profissão dos jovens.

Atualmente a World Road Transport Organisation (IRU) é responsável por importantes ações que visam reduzir o déficit de motoristas na Europa. Destaque para um programa de financiamento de R$ 60 milhões euros, destinado a criação de áreas de estacionamento e descanso, além do desenvolvimento do programa Women in Transport Talks, que busca incentivar o ingresso de mais mulheres no transporte.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA