Facchini

Randon New R

DAF Trucks inicia testes de campo com o CF Hybrid

DAF/Divulgação
A DAF Caminhões iniciou testes de campo com o CF Hybrid, na Holanda, com o objetivo de ganhar experiência na utilização diária do veículo. A transportadora holandesa Peter Appel está utilizando dois destes caminhões inovadores para o abastecimento de supermercados no centro dos Países Baixos. O DAF CF Hybrid é 100% elétrico em áreas urbanas e utiliza tecnologia diesel limpa fora da cidade. O caminhão inovador combina o melhor dos dois mundos ao proporcionar uma condução "zero emissões" na cidade, enquanto garante autonomia elevada e flexibilidade fora das áreas urbanas.

Os caminhões DAF CF Hybrid Innovation estão equipados com o motor a diesel PACCAR MX-11 de 10,8 litros (330 kW/450 cv) extremamente eficiente, um motor elétrico ZF (75 kW/100 CV, potência de pico: 130 kW/175 cv) e uma caixa de velocidades ZF TraXon especial para grupos motopropulsores híbridos. 

Carregamento durante a condução ou em uma estação de carregamento
O motor elétrico recebe energia de uma bateria de 85 kWh, que recarrega quando o motor a diesel é utilizado. Durante o funcionamento a diesel, o motor elétrico funciona como um alternador e fornece energia à bateria. No futuro, também será possível carregar a bateria numa estação de carregamento rápido.

Quando a bateria está totalmente carregada, o DAF CF Hybrid (dependendo do peso total do conjunto de caminhão e implemento) tem uma autonomia elétrica de 30 km a 50 km, o que é suficiente para entrar e sair de áreas urbanas sem produzir quaisquer emissões de escape.


Gestão inteligente da energia
Fora da cidade, o CF Hybrid é alimentado pelo eficiente e limpo motor a diesel PACCAR MX-11, que proporciona uma autonomia elevada. Além disso, a tecnologia híbrida proporciona poupança adicional no consumo de combustível, graças à gestão inteligente de energia. A energia gerada pelo freio motor, bem como o controle da velocidade em descidas, é utilizada pelo motor elétrico para suportar o motor a diesel. Isso é vantajoso em termos de consumo de combustível e emissões de CO2.

Adequado para viagens mais longas
"Em conjunto com o nosso cliente, Albert Heijn, estamos sempre à procura de formas de reduzir a nossa emissão de CO2", afirma Marcel Pater, gestor de frotas da Peter Appel Transport, que possui um total de 680 caminhões. "Embora os caminhões elétricos sejam ideais para a distribuição urbana, a tecnologia híbrida é preferível para rotas mais longas. Na cidade, o DAF CF Hybrid funciona de forma totalmente elétrica e o motor a diesel do caminhão possibilita a viagem para diferentes centros de distribuição nos Países Baixos e no estrangeiro sem quaisquer problemas."                                       

Utilização diária pelos clientes
"Levando em consideração um futuro mais limpo, a DAF acredita que não existe apenas uma solução tecnológica para o amplo espectro de requisitos de transporte", afirma Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos. "É por isso que estamos testando diferentes tecnologias. A opção totalmente elétrica é uma boa alternativa para a distribuição urbana e a tecnologia diesel limpa é excelente para distâncias mais longas, em parte devido aos novos tipos de combustível. Além disso, estamos analisando de perto a utilização de hidrogênio a longo prazo. Com o teste de campo do CF Hybrid, queremos avaliar não só seu desempenho relativo à tecnologia elétrica/diesel, mas também a adequação à utilização diária pelos nossos clientes." 
FONTE: DAF
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA