Facchini

Caterpillar apresenta novo sistema elétrico para caminhões de mineração

Caterpillar/Divulgação
A Caterpillar, empresa norte-americana referência mundial na produção e comercialização de máquinas pesadas, iniciou no último mês a comercialização de um novo sistema elétrico auxiliar para caminhões de mineração.

Semelhante ao sistema trólebus, a novidade está disponível para o modelo 795F com acionamento elétrico, ou seja, equipado com trem de força elétrico. Ainda segundo a Caterpillar a nova tecnologia também é compatível com os modelos 794 CA, 796 CA e 798 CA.

Composta por um coletor de energia pantógrafo, montado na parte dianteira do veículo e responsável por coletar a energia elétrica em linhas áreas, a tecnologia é resultado de um projeto piloto de cerca de dois anos, realizado com quatro caminhões 795F CA em um trecho de 700 metros na mina Aitik da Boliden na Suécia.


De acordo com a Caterpillar, neste período, a nova solução elétrica garantiu aos caminhões fora de estrada, resultados excepcionais de economia e produtividade, além de uma significativa redução nas emissões de gases poluentes. No trecho de aclive com uma inclinação de 10%, o Caterpillar 795F CA equipado com o sistema trolley, passou a operar com uma velocidade média de 28 km/h, o dobro de um modelo convencional. Além disso, os custos com combustível foram reduzidos em 90%.

Ainda segundo a Caterpillar, o novo sistema elétrico auxiliar eleva o tempo de atividade e reduz significativamente os custos de manutenção de caminhão.

“Agradecemos à Boliden por seu trabalho na demonstração dos recursos do novo sistema elétrico auxiliar Cat. Os benefícios do trolley podem ser significativos nas condições corretas, e teremos o prazer de discutir os cenários específicos do local com os clientes.” disse Eric Ruth, líder sênior da equipe de produtos elétricos da Caterpillar. “Acreditamos que o novo sistema elétrico auxiliar pode desempenhar um papel no alcance das metas de redução de gases de efeito estufa das empresas de mineração. Simultaneamente, a nova tecnologia aumenta a produtividade, aumentando a velocidade média. De fato, os testes na mina de Aitik mostraram que um 795F AC equipado com o novo sistema elétrico auxiliar é o caminhão de mineração mais poderoso do mundo!”.
Caterpillar/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA