Agência PRF/Divulgação |
A equipe realizava fiscalização no KM 927 da BR 174 na tarde da última quinta-feira (30) quando abordou o veículo e realizou os procedimentos de fiscalização de Arla 32 e constatou irregularidades no sistema de controle de emissões.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) pelo crime ambiental e também solicitado encaminhamento ao IBAMA para fins de apuração de infração administrativa.
O veículo foi recolhido para perícia e posterior regularização do sistema de emissão de poluentes.
Enquadramento:
Art. 54 da Lei 9.605/1998 (do Meio Ambiente) – Causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora – Modalidade culposa.
Arla 32
O ARLA 32 é uma solução de ureia de alta qualidade e pureza. O ARLA 32 é um reagente que é usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel.
A Fiscalização de Arla 32 e sistema SCR/AdBlue é realizada em veículos pesados, ciclo a diesel com fabricação a partir de 2012 (incluindo 2012). Este tipo de fiscalização é baseado no controle de emissões de poluentes para veículos da fase P7 do PROCONVE.
A PRF fiscaliza as irregularidades atestando a qualidade do ARLA 32 e o correto funcionamento do sistema SCR/AdBlue, verificando os fusíveis responsáveis e mensagens de advertências através dos sensores NOx (Óxidos de Nitrogênio).
FONTE: Agência PRF
Agência PRF/Divulgação |