Facchini

Scania lança sistema de alarme contra furto de combustíveis

Scania/Divulgação
Com o objetivo de combater o crescente furto de combustíveis, a Scania acaba de anunciar a chegada de um novo sistema de alarme que inibe a violação da tampa do tanque e a retirada de óleo diesel.

“Embora a perda de combustível seja ruim o suficiente, talvez seja pior que o caminhão não consiga realizar as entregas programadas do dia conforme planejado e esteja sujeito a multas”, diz o gerente de produto Eric Ljunggren, Scania.

Com capacidade para monitorar por até 65 horas o nível de combustível, o inédito sistema de alarme emite um som agudo, que é compartilhado com o sistema normal de alarme contra roubo, sempre que a tampa do tanque for violada e/ou o nível de combustível cair repentinamente.


Além do aviso sonoro, a tecnologia envia aos clientes um alerta por E-mail, uma mensagem de texto no celular (SMS) e uma notificação no portal do Scania Fleet Management. 

"O proprietário e o motorista serão alertados se o veículo estiver sendo violado e as consequências do roubo de combustível podem ser evitadas ou pelo menos mitigadas", diz Ljunggren.

Entretanto, segundo a Scania, a tecnologia está disponível inicialmente apenas para caminhões com um tanque de combustível, mas segundo a montadora sueca, a novidade também será estendida em breve aos veículos com dois tanques, configuração mais comum, inclusive no Brasil.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA